Exame Logo

Santo André: a estratégia para tornar a cidade um grande polo empreendedor

Prefeitura investe em infraestrutura, incentivo à competitividade dos negócios, desburocratização da máquina pública e qualificação profissional

Prefeitura de Santo André aposta em um ambiente de negócios favorável e sem burocracia, competitividade do empreendedor e qualificação e cultura empreendedora para atrair investidores
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 24 de outubro de 2023 às 10h30.

Última atualização em 24 de outubro de 2023 às 12h28.

Desde 2017, a prefeitura de Santo André , cidade na região metropolitana da capital paulista, já atraiu R$ 3,9 bilhões em investimento produtivo privado; ou seja, capital de empresas e negócios que geram emprego e renda para a região.

Esse resultado só foi possível devido a ações, programas e sistemas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego da prefeitura para desburocratizar a máquina pública, além de uma proximidade maior com empreendedores e investidores que já estão instalados na cidade e com aqueles que desejam migrar para o município.

Veja também

Segundo a Junta Comercial do Estado de São Paulo ( Jucesp), até agosto de 2023, foram abertas 3.691 empresas em Santo André, o maior número registrado entre as cidades do Grande ABC. E, em 2022, o município ficou em quinto lugar no ranking ABF das 30 Maiores Cidades em crescimento de número de unidades de franquias, com destaque para o setor gastronômico.

Os números refletem o esforço da prefeitura para atrair empreendedores. Entre as 101 maiores cidades do país, Santo André ficou em 19º lugar (sexta posição em São Paulo) no Índice de Cidades Empreendedoras , elaborado anualmente pela Escola Nacional de Educação Pública (Enap), em parceria com a aceleradora Endeavor. O levantamento analisa ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, suporte à inovação, oferta de talentos e cultura local.

Todas as ações da prefeitura para atrair e apoiar investidores fazem parte do programa Santo André 500 anos , criado para planejar a cidade para as próximas décadas em quatro frentes de atuação: desenvolvimento econômico, humano, urbano e ambiental, além de gestão e inovação. O programa integra o Plano de Metas da gestão 2021-2024 , que auxilia a prefeitura a definir prioridades e ações estratégicas do governo.

Confira a seguir os três principais eixos da prefeitura para atrair investimentos para Santo André:

1. Ambiente de negócios

É tudo que o empreendedor acessa da “porta para fora” da empresa, como o processo de formalização, gestão digital, infraestrutura urbana e serviços que ajudam os empreendedores em seus negócios.

O Centro de Operações Integradas de Santo André, que interliga imagens de mais de 300 câmeras, triplicou a capacidade de monitoramento de ruas e avenidas da cidade, proporcionando um caráter preventivo na segurança

2. Competitividade do empreendedor

Essa é a frente que trabalha ações da “porta para dentro” da empresa. Engloba ações voltadas para ajudar o empreendedor a encontrar mão de obra, ter acesso a fontes de financiamento público e crédito para alavancar o negócio.

Em 2022, Santo André ficou entre as três finalistas dos municípios com mais de 100 mil habitantes no estado no quesito Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública do Prêmio Band de Cidades Excelentes, organizado pela TV Bandeirantes e pelo Instituto Aquila, que consolida 62 indicadores a partir de fontes públicas. Também conquistou o sexto lugar no Índice de Concorrência dos Municípios no ano passado, com um média acima da estadual e da nacional.

3. Qualificação e cultura empreendedora

Usina fotovoltaica em Santo André irá gerar energia limpa e renovável, proporcionando economia aos cofres públicos andreenses e benefícios ao meio ambiente.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame