Negócios

Santander Brasil fecha trimestre com lucro de R$1,59 bi

SÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil teve lucro líquido de 1,591 bilhão de reais no quarto trimestre, resultado que se compara ao ganho de 906 milhões de reais um ano antes. A carteira de crédito da subsidiária do banco espanhol terminou dezembro em 138,394 bilhões de reais, avanço de 1,7 por cento em 12 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

SÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil teve lucro líquido de 1,591 bilhão de reais no quarto trimestre, resultado que se compara ao ganho de 906 milhões de reais um ano antes.

"O crédito mostrou sinais de recuperação quando comparado com o trimestre anterior. A recuperação do ritmo de crescimento dos segmentos de financiamento ao consumo e de pequenas e médias empresas é evidente", afirma o Santander Brasil no balanço.

A carteira de crédito voltada à pessoa física nos últimos três meses do ano passado somou 43,352 bilhões de reais, crescimento de 2,2 por cento sobre o terceiro trimestre. Os financiamentos a pequenas e médias empresas subiram 4,5 por cento nessa comparação e para grandes empresas houve alta de 7,7 por cento, para 37,998 bilhões de reais.

A despesa de provisão para créditos de liquidação duvidosa caiu 26,6 por cento do terceiro para o quarto trimestres, para 2,275 bilhões de reais. Enquanto isso, o índice de inadimplência acima de 90 dias alcançou 7,2 por cento nos últimos três meses do ano, queda de 0,5 ponto percentual no trimestre, "já sinalizando o começo de um ciclo de melhora da qualidade do crédito".

No segmento de pessoa jurídica, a queda foi mais acentuada no trimestre, passando de 6,1 por cento no terceiro trimestre, para 5,3 por cento no quarto. Para pessoa física, a inadimplência caiu 0,4 ponto percentual em três meses, para alcançando 9,3 por cento.

O banco informou que os dados comparativos referentes a 2008 são pro forma, considerando como se o Santander tivesse consolidado o banco Real a partir de 1o de janeiro de 2008. A inclusão dos números do Real ocorreu em agosto daquele ano.

O Santander fechou 2009 com ativos totais de 315,973 bilhões de reais, crescimento de 7,4 por cento sobre o ano anterior.

O Santander Brasil protagonizou em outubro do ano passado a maior oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Brasil, levantando 14,1 bilhões de reais na operação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Há três meses, marca de hair care Braé lançou produtos para magazines que já são 10% das vendas

Bem-estar acessível

Todos por todos

Uma rede em expansão

Mais na Exame