Negócios

Rio Tinto nega fim de acordo para joint venture com BHP

Rio Tinto afirmou que o conselho de diretores da companhia admitiu que as agências reguladoras indicaram que pode haver obstáculos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2011 às 14h10.

Londres - A Rio Tinto negou as notícias divulgadas na imprensa australiana de que decidiu encerrar a proposta para criação de uma joint venture de minério de ferro de US$ 116 bilhões com a BHP Billiton. O jornal The Sydney Morning Herald reportou, na sua edição de quarta-feira, citando fontes não identificadas, que a Rio Tinto está se preparando para abandonar o acordo.

A mineradora declarou em comunicado que não tomou qualquer decisão final "sobre um possível fim ou os próximos passos" para a joint venture. No entanto, a Rio Tinto afirmou que o conselho de diretores da companhia admitiu, numa reunião na segunda-feira, que as agências reguladoras do Japão, Coreia, União Europeia e Austrália indicaram que pode haver obstáculos para obtenção de aprovação regulatória para a criação da joint venture com a BHP.

Segundo o jornal, as fontes disseram que a Rio Tinto planejava informar sua decisão à BHP nesta terça-feira. A publicação também afirmou que o presidente da Rio Tinto, Jan du Plessis, disse a outros diretores do conselho de administração que ele não acreditava que a BHP seria contra o cancelamento do acordo.

A oposição de autoridades regulatórias da Europa e da China à proposta para a criação da joint venture, que se seguiu à oferta mal sucedida da BHP para comprar a Rio Tinto em 2008, já era prevista, tendo em vista as preocupações dos efeitos do negócio sobre os preços do aço no mundo. As informações são Dow Jones.

Leia mais sobre Mineração

Siga as últimas notícias de Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisBHP BillitonEmpresasEmpresas inglesasJoint-venturesMineraçãoNegociaçõesRio TintoSiderurgia e metalurgia

Mais de Negócios

Gestão de performance: os 5 erros mais comuns e como evitá-los

Vender a casa e continuar morando nela? Startup capta R$ 100 milhões para acelerar essa ideia

Os bilionários que mais ganharam dinheiro em 2024

Número de bilionários cresce no Brasil; soma das fortunas supera 230 bilhões de dólares