Negócios

Petrobras implanta SAP e estima economia de US$ 450 milhões

Estatal consegue finalizar integração de suas áreas ao custo de US$ 260 milhões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h27.

Priorizar nos meus resultados Google

A Petrobras coseguiu concluir a integração de suas áreas com o software de gestão da alemã SAP, superando os percalços no caminho. Os cinco anos do processo de implementação consumiram 260 milhões de dólares em investimentos, que devem agora ser recompensados com uma economia estimada em 450 milhões de dólares nos próximos cinco anos. De acordo com a assessoria da estatal, a economia virá de significativa redução dos trâmites burocráticos internos, e vai além dos ganhos na área de compras.

Também produção, refino, distribuição, estoque e finanças serão abrangidas pelo sistema, com cerca de 24 mil usuários. Mais de 2 700 pessoas foram mobilizadas para a implantação, entre as quais profissionais da SAP e da consultoria Bearing Point.

O sistema já funcionava plenamente na BR Distribuidora, onde ocorreu implantação piloto a partir de maio de 2000, e na Refap (leia reportagem de EXAME sobre processo semelhante na Trevo).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

De retrofit a experiências: no Caldeira, gigantes do RS discutem o futuro das moradias

Conheça a metodologia do prêmio Melhores e Maiores da Exame

De office-boy a empresário, como ele ajudou multinacionais a poupar milhões

Mesmo dono, mas metade da receita: CEO do Nino Cucina explica o problema deste restaurante