Exame Logo

Petrobras deve começar teste longo em Guará em maio

Por Kelly Lima Rio - A Petrobras vai iniciar o segundo Teste de Longa Duração (TLD) no pré-sal da Bacia de Santos, na área de Guará, no BM-S-9, onde foram localizados entre 1 bilhão e 2 bilhões de barris de óleo. A informação foi dada hoje pelo gerente-geral da Unidade de Negócio de Exploração e […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Por Kelly Lima

Rio - A Petrobras vai iniciar o segundo Teste de Longa Duração (TLD) no pré-sal da Bacia de Santos, na área de Guará, no BM-S-9, onde foram localizados entre 1 bilhão e 2 bilhões de barris de óleo. A informação foi dada hoje pelo gerente-geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos José Luiz Marcusso, em palestra a convite do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) sobre os atuais projetos para a região.

Veja também

Segundo ele, a previsão é de que este TLD tenha início em maio de 2010, com perspectivas que haja a mesma produção do TLD que vem acontecendo na área de Tupi, com 20 mil barris por dia. Segundo o gerente, a área de Guará mereceu destaque porque teve uma vazão surpreendente. "Quando se tem uma área com informações mais consolidadas é melhor já instalar ali um teste para ter mais precisão na instalação do projeto piloto", disse Marcusso em entrevista. O navio-plataforma que vai fazer o TLD em Guará, segundo ele, estava sendo convertido em um estaleiro chinês e deverá rumar para o Brasil no início do ano.

Segundo ele, estão previstas para a região do pré-sal da Bacia de Santos um total de 18 TLDs até 2013, em áreas ainda a serem definidas. Marcusso explicou que há um fator limitante para a instalação de todos os projetos simultaneamente, que é o máximo permitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a queima de gás natural associado ao óleo a ser produzido em cada unidade. "Fizemos um acordo com a ANP de queima de 500 mil metros cúbicos por dia em cada um deles apenas", disse, lembrando que na Bacia de Campos a proporção de gás existente para cada 100 mil barris é de 2 milhões de metros cúbicos no máximo, enquanto na Bacia de Santos, é de 4 milhões no mínimo.

Marcusso destacou ainda que a companhia prevê que a terceira unidade para realização de Teste de Longa Duração será possivelmente Tupi Nordeste ou Carioca, e não em Iara, como estava previsto anteriormente. "A Petrobras nunca disse que não mudaria suas opiniões e decisões no meio do caminho. Conforme há maior detalhamento de cada área, a tendência é de que os projetos também mudem", justificou. Ele descartou o fato de que o TLD de Iara teria sido substituído por outras prioridades, por conta de um possível processo de unitização, que poderá estar atrelado à capitalização da empresa prevista para ocorrer no ano que vem. "Uma coisa não tem nada a ver com a outra".

Ainda de acordo com Marcusso, o navio-plataforma que está previsto para a realização de TLD em Tupi Nordeste ou mesmo em Carioca, deverá ser o Cidade de São Vicente, que hoje está em Tupi e deverá ser deslocado após a instalação do projeto-piloto de Tupi, prevista para o final de 2010.

Navios-plataformas

O gerente-geral afirmou hoje que a companhia pretende instalar no pré-sal da Bacia de Santos pelo menos 11 navios-plataformas do tipo FPSO, até 2016. Ele não detalhou quais serão as áreas que vão receber estas unidades e quando isso ocorreria, mas citou que pelo menos quatro iriam para Tupi, quatro para Carioca, uma para Guará e outra para Iara, completando dez delas, além de uma responsável pelo projeto piloto de Tupi, a única já contratada, a ser instalada até dezembro. Cada uma tem capacidade para produção de 120 mil barris por dia.

Marcusso lembrou ainda que das dez que restam por ser contratadas, oito cascos estão com licitação concluída, e passam por negociação de preços com os dois primeiros colocados. Das outras duas restantes que deverão ser afretadas, "as negociações ainda estão em andamento".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame