Exame Logo

Petrobras descobre óleo leve ao sul da Bacia de Santos

O poço situa-se no bloco S-M-1352 da Concessão BM-S-41, no qual a Petrobras detém 80% de participação

O poço está localizado a cerca de 280 km da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d'água de 400 metros (Arquivo/AGÊNCIA BRASIL)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2010 às 19h17.

A Petrobras comunicou no início da noite que comprovou a presença de óleo leve no poço 1-BRSA-870-SPS (1-SPS-76), situado ao sul da Bacia de Santos, em reservatórios arenosos, semelhantes aos encontrados na área das acumulações de Tiro e Sidon. Conforme o comunicado da estatal, a descoberta está localizada a aproximadamente 15 km da área de Tiro e Sidon.

O poço situa-se no bloco S-M-1352 da Concessão BM-S-41, no qual a Petrobras detém 80% de participação, após negociação de direitos de 20% dessa concessão para a empresa Karoon Petróleo & Gás. De acordo com a Petrobras, essa cessão de direitos encontra-se sob análise da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Veja também

O poço está localizado a cerca de 280 km da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d'água de 400 metros. Os reservatórios perfurados se encontram a 2.200 metros de profundidade.

"O poço continua em perfuração com o intuito de pesquisar outros objetivos mais profundos, ainda na seção pós sal", diz o comunicado. "Essa descoberta confirma a adequação da estratégia exploratória na busca da formação de um novo polo de produção na porção sudoeste da Bacia de Santos que poderá ser integrado por uma série de campos já descobertos, como Caravela, Cavalo Marinho, Coral e Tiro-Sidon, bem como por descobrir, ou em processo de avaliação, como a do poço 1-BRSA-870-SPS no prospecto Marujá", acrescenta.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetrobrasPetróleo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame