Pequenos negócios geraram 71% das vagas de trabalho criadas em 2023
As micro e pequenas empresas contrataram 1,26 milhão de um total de 1,78 milhão de carteiras assinadas
Agência de Notícias
Publicado em 5 de dezembro de 2023 às 08h14.
Última atualização em 5 de dezembro de 2023 às 08h29.
O Brasil alcançou, no último mês de outubro, a marca de 1,78 milhão de novos empregos gerados desde o início do ano. Desse universo, quase 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que corresponde a aproximadamente 1,26 milhão de novos postos de trabalho. Já as médias e grandes geraram 372,4 mil vagas, o que equivale a cerca de 21% do total de empregos.
Os dados são de um estudo do Sebrae realizado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.
- Justiça autoriza emprego da Força Nacional em terras indígenas no Rio Grande do Sul
- O Mundo Depois de Nós, Sweet Home e The Archies: veja o que entra na Netflix essa semana
- Índia se candidata a ser sede da COP33
- Azul vai ampliar em 18% a oferta de voos no Rio a partir de janeiro de 2024
- Trailer de GTA 6 é divulgado pela RockStar Games; assista ao vídeo
- Indústria química terá até R$ 1,7 bi em incentivos tributários por meio do Reiq, diz Alckmin
Considerando apenas o mês de outubro, o levantamento do Sebrae mostra que foram criados pouco mais de 190 mil vagas de trabalho.
As micro e pequenas empresas contribuíram com 124,1 mil empregos, o que representa 65,2% do saldo líquido de contratações efetuadas. Enquanto as média e grandes empresas foram responsáveis por 69,8 mil novas vagas, equivalente a 36,7% do saldo.
“São os empreendedores de pequeno porte que têm sustentado o país. São as pessoas que acordam todas as manhãs e fazem o Brasil se movimentar, distribuindo renda, proporcionando inclusão social e a transformação das vidas de bairros e municípios, em todas as regiões. Pela primeira vez na história o Brasil registrou a marca de 100 milhões pessoas ocupadas. E temos uma das menores taxa de desemprego de 7,6%”, diz o presidente do Sebrae, Décio Lima.
VEJA TAMBÉM: