Acompanhe:
seloNegócios

Oito em cada 10 brasileiros receberão alguma ajuda do governo pelos bancos

Além do BEM, o auxílio emergencial será concedido a 64 milhões de pessoas e o resgate do FGTS poderá ser feito por outras 60 milhões, diz Caixa

Modo escuro

Continua após a publicidade
Pedro Guimarães, presidente da Caixa: banco já conta com 121 milhões de contas digitais (Adriano Machado/Reuters)

Pedro Guimarães, presidente da Caixa: banco já conta com 121 milhões de contas digitais (Adriano Machado/Reuters)

N
Natália Flach

Publicado em 23 de junho de 2020 às, 11h34.

Última atualização em 23 de junho de 2020 às, 16h26.

Por meio da Caixa, 64 milhões de brasileiros devem receber auxílio emergencial e outros 60 milhões poderão resgatar parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – a primeira parcela começa a ser paga na próxima segunda-feira –, além dos beneficiários do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEM). "Oito em cada 10 adultos receberão alguma ajuda do governo federal distribuída pelos bancos", afirma Pedro Guimarães, presidente da Caixa, durante evento virtual Ciab Febraban, nesta terça-feira. É bom lembrar que o FGTS é direito do trabalhador e não se enquadra exatamente na categoria benefício.

O executivo diz ainda que 175.000 pequenas e micro empresas já se cadastraram para receber linha de capital de giro do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) de 200.000 analisadas. "É claro que existe competição [entre as instituições], mas o sistema financeiro não seria tão forte se não houvesse troca de experiências entre os bancos", diz. "Nas últimas semanas, nossos 35.000 funcionários receberam muito apoio de bancários de outros bancos. Não podemos achar que banco é [Avenida Brigadeiro] Faria Lima, é também Pacaraima (Roraima), na fronteira com a Venezuela."

As distâncias ficam menores com o uso da tecnologia. Mas mais do que isso: ela permite que pessoas do interior não precisem aguardar até três meses para ir à agência de cidades vizinhas para resgatar os benefícios. É imediata injeção de dinheiro nas 121 milhões de contas digitais que a Caixa tem hoje. "É uma revolução", diz Guimarães, sobre a democratização do acesso. Apesar disso, as unidades físicas e agências barco ainda serão importantes principalmente no interior do Brasil onde não há sinal de internet, segundo o executivo."Já pagamos a terceira parcela do auxílio [emergencial] para 10 milhões de pessoas."

Essa nova relação com a Caixa já deu resultados. Na última sexta-feira, o banco bateu recorde na geração de crédito consignado e de seguro prestamista. "Superou o período pré-pandemia. Isso mostra a eficiência da Caixa, mesmo com muitos funcionários em casa."

Últimas Notícias

Ver mais
Dupla de Páscoa sorteia prêmio de R$ 35 milhões; veja até quando apostar
seloMinhas Finanças

Dupla de Páscoa sorteia prêmio de R$ 35 milhões; veja até quando apostar

Há 19 horas

Calendário Bolsa Família em abril: veja datas de pagamento
seloMinhas Finanças

Calendário Bolsa Família em abril: veja datas de pagamento

Há 20 horas

Saque-aniversário do FGTS: veja quem pode resgatar o dinheiro até esta quinta-feira
seloMinhas Finanças

Saque-aniversário do FGTS: veja quem pode resgatar o dinheiro até esta quinta-feira

Há 21 horas

FGTS Futuro: financiamentos imobiliários por meio do benefício começam em abril na Caixa
seloMinhas Finanças

FGTS Futuro: financiamentos imobiliários por meio do benefício começam em abril na Caixa

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais