Oferta pública de ações revela bastidores do Facebook

Segundo o prospecto preliminar, empresa teve lucro líquido de 1 bilhão de dólares em 2011, com 845 milhões de usuários ativos; salário de Zuckerberg chegou a 1,49 milhão

São Paulo - O Facebook deu nesta quarta-feira o pontapé na oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) mais aguardada dos últimos tempos. E o pedido submetido à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro americano, já comprova: essa pode se tornar a mais grandiosa estreia de uma empresa de tecnologia na bolsa.

A estimativa do valor que pode ser captado com a oferta, 5 bilhões de dólares, já era conhecida pelo mercado. O que o prospecto preliminar revela, no entanto, é a chance de espiar engrenagens e grandes números da maior rede social do mundo - e como ela faz dinheiro. 

De acordo com os documentos do IPO, o lucro líquido da companhia foi de 1 bilhão de dólares em 2011, um aumento de 65% diante do arrecadado em 2010, fora uma receita (majoramente publicitária) de 3,71 bilhões dólares.

O raio-X informa ainda que o site tem 845 milhões de usuários ativos, que sobem 250 milhões de fotos por dia e distribuem 2,7 bilhões de likes e comentários a cada 24 horas. Os joguinhos e aplicativos receberam menção honrosa: apenas os games criados pela produtora Zynga foram responsáveis por consideráveis 12% da receita do site no ano passado.

Ainda de acordo com a papelada, Mark Zuckerberg detém 28,4% da empresa, e é seu maior acionista individual. Caso o valor de mercado da companhia atinja os 100 bilhões de dólares esperados ao fim da oferta, o jovem executivo acumularia 28 bilhões de dólares em ações. O patrimônio do ex-aluno de Harvard é engordado também por um salário anual de 1,49 milhão dólares, incluindo bônus e outras gratificações no cargo de CEO.

Todos esses detalhes estavam fora do alcance do grande público, uma vez que apenas investidores de risco, bancos especializados e empresas tiveram acesso aos fundamentos da companhia. O Facebok não incluiu o número de ações que planeja emitir, ou seu preço - os valores devem ser conhecidos no final do processo da abertura de capital.

Infográfico no prospecto do IPO do Facebook traz dados sobre a empresa (Reprodução)

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.