Exame Logo

O empresário goiano que vai doar bilheteria de evento para o RS — e já arrecadou R$ 2,2 milhões

Evento vai reunir empreendedores e empresários na sede do Grupo Acelerador em São Paulo

Marcus Marques, fundador do Grupo Acelerador (divulgação/Divulgação)
Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

Publicado em 3 de agosto de 2024 às 07h07.

Um dos principais influenciadores do Brasil quando o assunto é gestão de negócios para empreendedores, o goiano Marcus Marques decidiu doar toda a receita do evento Acelerador Experiencie para o Rio Grande do Sul, estado que luta para se reconstruir após a tragédia climática.

O Grupo Acelerador, fundado por ele em 2020, vai reunir entre os dias 12 a 14 de agosto empresários como Caito Maia, Natalia Beauty e Thiago Nigro na nova sede da empresa em Alphaville. A programação voltada para empreendedores inclui painéis sobre liderança, gestão e governança.

Veja também

Com 95% dos ingressos vendidos, o evento já arrecadou 2,2 milhões de reais que serão doados para o Rio Grande do Sul.

"Quando soube da tragédia no Sul, além de doar, comecei uma corrente no Acelerador Experience para atrair mais doadores entre os empreendedores da minha rede. Sei que eles fazem ações individuais, mas ver que eles estão dispostos a ceder o tempo deles para atrair mais doações enquanto impulsionamos o empreendedorismo brasileiro é muito gratificante", diz Marcus Marques.

Como está a Orla do Guaíba em Porto Alegre dois meses após as enchentes

Quais empresas fazem parte do Grupo Acelerador Empresarial?

O Grupo Acelerador é uma holding com participação societárias nas seguintes empresas:

Quem é o empreendedor

Marques vem de uma família de empreendedores. Nascido em Doverlândia, município a 400 quilômetros a oeste de Goiânia, Marques é filho do administrador José Roberto Marques, um dos pioneiros no Brasil do coaching.

Em 2005, aos 17 anos, Marcus foi emancipado pela família para abrir o primeiro CNPJ no seu nome com o pai porque o nome da família estava sujo na ocasião.

De lá até 2019, Marcus foi sócio do pai no Instituto Brasileiro do Coaching, um dos principais do país em cursos e mentorias dedicadas ao tema.

Há quatro anos, ele abriu mão da sociedade com o pai, mesmo com um pro labore de 150.000 reais por mês e 3 milhões de reais em distribuição de lucros.

No ano seguinte, e já em meio à pandemia, ele começou o Grupo Acelerador em sociedade com a esposa Aline Marques e com uma única funcionária.

Receba primeiro as informações de negócios e empesas e saiba tudo sobre empreendedorismo. Participe do nosso canal no WhatsApp

Qual é o crescimento do Grupo Acelerador?

Desde então, os negócios de Marcus vêm crescendo num ritmo digno de progressão geométrica.

Em 2020, o braço de educação do Grupo Acelerador faturou 4 milhões de reais. No ano seguinte, as receitas multiplicaram 7,5 vezes, para 30 milhões de reais.

Conforme a terceira edição do ranking Exame Negócios em Expansão , o Grupo Acelerador cresceu 49,87%, atingindo uma receita líquida de 91,8 milhões de reais, ficando na 32ª posição da categoria de 30 a 150 milhões de reais. ( Veja aqui o ranking de todas as categorias ).

No período, o Grupo Acelerador saiu de dois funcionários para 130 em 2023.

Quer ser informado quando começarem as inscrições para o ranking em 2024? Clique aqui e deixe seus contatos

Confira fotos do evento do ranking Negócios em Expansão 2024

FOTOS DO EVENTO

Negócios em Luta

A série de reportagensNegócios em Lutaé uma iniciativa da EXAME para dar visibilidade ao empreendedorismo do Rio Grande do Sul num dos momentos mais desafiadores na história do estado. Cerca de 700 mil micro e pequenas empresas gaúchas foram impactadas pelas enchentes que assolaram o estado no mês de maio.

São negócios de todos os setores que, de um dia para o outro, viram a água das chuvas inundar projetos de uma vida inteira. As cheias atingiram 80% da atividade econômica do estado, de acordo com estimativa da Fiergs, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

Os textos doNegócios em Lutamostram como os negócios gaúchos foram impactados pela enchente histórica e, mais do que isso, de que forma eles serão uma força vital na reconstrução do Rio Grande do Sul daqui para frente. Tem uma história? Mande paranegociosemluta@exame.com.

Ranking Negócios em Expansão

O rankingEXAME Negócios em Expansãoé uma iniciativa da EXAME e do BTG Pactual. O objetivo é encontrar as empresas emergentes brasileiras com as maiores taxas de crescimento de receita operacional líquida ao longo de 12 meses. Em 2024, a pesquisa avaliou as empresas brasileiras que mais conseguiram expandir receitas ao longo de 2023.

A análise considerou os negócios com faturamento anual entre 2 e 600 milhões de reais. Após uma análise detalhada das demonstrações contábeis das empresas inscritas, a edição de 2024 do ranking foi lançada no dia 24 de julho.

São 371 empresas de 23 estados brasileiros que criam produtos e soluções inovadoras, conquistam mercados e empregam milhares de brasileiros.Conheça o hub do projeto, com os resultados completos do ranking e, também, a cobertura completa do evento de lançamento da edição 2024.

Acompanhe tudo sobre:Negócios em Luta RSNegócios em Expansão 2024

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame