Multiplan volta a avaliar aquisição de shoppings
Empresa diz que preços pedidos estavam muito altos, mas acredita que a crise poderá trazer boas oportunidades
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
A Multiplan, dona de empreendimentos como o MorumbiShopping (SP) e o BarraShopping (RJ), sempre teve fama de ser uma empresa conservadora e pouco chegada a aquisições. A companhia construiu ela mesma 10 de seus 12 shopping centers.
Ao contrário de alguns concorrentes, que registraram crescimento meteórico até o início da crise após se digladiarem por diversas aquisições, a Multiplan só comprou um empreendimento em Belo Horizonte em 2007 e outro em Ribeirão Preto no ano passado.
Com o fim do boom econômico brasileiro, as aquisições minguaram no setor. Esse é justamente o cenário que pode fazer a Multiplan voltar a avaliar a compra de rivais. "As aquisições cessaram porque os preços começaram a ficar muito caros", afirmou Armando d'Almeida Neto, diretor de relacionamento com investidores da Multiplan.
"Não baseamos nossa estratégia de crescimento em aquisições, mas acho que agora voltaremos a ter boas oportunidades de fusão e aquisição, apesar de não ter aparecido nada ainda."
A empresa admite que o crédito de longo prazo para aquisições está caro e escasso. Por outro lado, em um momento em que é difícil de fazer planos para os próximos anos, o risco de comprar um empreendimento pronto, que já apresenta bons resultados, pode ser bem menor do que erguer um projeto do zero.
Por esse motivo, a empresa também decidiu suspender temporariamente a construção de três novos shoppings: em Maceió, Brasília e Jundiaí. "Há maior incerteza de cenário de médio e longo prazo para o varejo. Não se sabe quanto tempo vai durar a crise e fica difícil para planejarmos", afirmou o diretor de RI.
O investimento total cairá do recorde de 702 milhões de reais do ano passado para 453 milhões de reais em 2009. Só serão levados adiante os projetos que já foram iniciados: a construção do shopping Vila Olímpia (São Paulo) e a ampliação do Anália Franco (São Paulo), RibeirãoShopping (em Ribeirão Preto), ParkShopping (em Brasília) e BH Shopping (em Belo Horizonte).
Essas obras levarão à finalização de mais 600 lojas neste ano, o que elevará o número de pontos-de-venda locáveis da empresa em 20%. O único projeto que ainda não foi iniciado e será levado adiante em 2009 é a ampliação do ParkShoppingBarigui, em Curitiba.
A empresa planeja financiar a maior parte dos investimentos com o dinheiro que captou no final do ano passado (200 milhões de reais) e com o próprio caixa. Em 2008, o Ebitda (lucro antes de impostos e amortizações) da Multiplan superou 250 milhões de reais. Como foram inauguradas 415 lojas no ano passado, a expectativa é de crescimento das receitas em 2009.
A empresa não divulgou metas para este ano, mas o setor de shoppings como um todo tem se mostrado bastante resistente à crise. As grandes empresas com ações na Bovespa apresentaram bons resultados no quarto trimestre e, segundo a Multiplan, as vendas continuaram crescendo no início deste ano. Resta saber até quando o setor poderá resistir se a crise continuar a ter efeitos sobre o emprego.