Mentoria, inovação aberta e aceleração: empresas lançam iniciativas para startups no South Summit
Empresas como CESAR, Banco BV e Irani anunciam programas de inovação aberta e de capacitação para startups iniciantes durante o evento na capital gaúcha
Repórter de Negócios e PME
Publicado em 30 de março de 2023 às 09h57.
Última atualização em 30 de março de 2023 às 16h39.
O South Summit Brazil, evento de inovação, tem sido palco para mobilizações que vão além das palestras retratando os desafios do empreendedorismo e da captação de recursos para as startups do Brasil. Durante o evento, que acontece nesta semana em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, diversas empresas aproveitam para anunciar iniciativas em favor da o ecossistema empreendedor e parase conectar a startups. Conheça, abaixo, algumas das iniciativas:
Inovação aberta com o BV
- O banco BV está lançando, durante o South Summit, o PIA, seu mais novo programa de inovação aberta voltado a startups que ajudem a instituição a solucionar seus principais desafios de negócio.
- A iniciativa é voltada para startups que tenham soluções voltadas anovos produtos e serviços financeiro, ou foquem nos temas de experiência do cliente e aumento de eficiência.
- Com o novo programa, a intenção do banco é estar cada vez mais próximo do ecossistema empreendedor, uma estratégia não rara a grandes empresas que desejam estar mais próximas de fôlegos inovativos e, na ponta, longe de se tornarem obsoletas. “Queremos fomentar as startups locais, do Rio Grande do Sul, em mais um movimento de aproximação do BVcom a inovação aberta, reafirmando nosso compromisso com o ecossistema, por meio de parcerias em todo Brasil e não apenas no eixo Rio-São Paulo”, afirma Ricardo Sanfelice, diretor executivo de Clientes, Dados e Inovação do bancoBV.
- O PIA, porém, não é a primeira ação do BV com o intuito de se aproximar de startups.Em 2022, a instituição desenvolveu 60 iniciativas de inovação aberta e fechou 10 contratos com startups. As inscrições para o PIA 2023 podem ser feitas até 5 de maio, pelo site da iniciativa.
Após um intenso trabalho de mudança interna da cultura do banco, queremos demonstrar ao mercado que estamos prontos para implementar soluções disruptivas que nos ajudem a aprimorar processos e principalmente, a melhorar a satisfação dos nossos clientes por meio de resultados”,diz Sanfelice.
- Bossa Summit reúne investidores e startups em evento para 6 mil pessoas em SP
- South Summit Brazil: em Porto Alegre, evento vai reunir 20 mil pessoas para discutir inovação
- O conselho de João Apolinário a empreendedores para conquistar clientes
- Três lições de negócios do empresário que trouxe o South Summit para o Brasil
- “Eu nunca quis ser empreendedora”, diz Mariana Dias, CEO da Gupy
- Por equidade em grandes eventos, ela criou comitiva de empreendedoras que querem expor seus negócios
Mentorias com CESAR
- O centro de inovação CESAR, fundado há 26 anos para auxiliar empresas em suas jornadas digitais, é parceiro institucional do South Summit. Na edição atual, o CESAR está oferecendomentorias gratuitas para empreendedores que participem de algum dos três dias do evento.
- Serão oferecidas, ao todo, 100 vagas para mentorias gratuitas. Para ter acesso às mentorias, as startups devem se inscrever pelo link e inserir o código CESAR-NO-SS23. Os encontros vão acontecer de forma digital e posterior ao evento, em dias e horários agendados pelos empreendedores e representantes do CESAR.
- Os encontros serão organizados por tema e especialidades. Entre eles, negócios, design, gestão e tecnologia.
Programa de aceleração da Irani
- A Irani Papel e Embalagem apresenta durante o South Summit, em Porto Alegre, a terceira edição do programa de inovação aberta Irani Labs. O programação será desenvolvido em parceria com a Quintessa, aceleradora de impacto.
- Na terceira edição do Irani Labs, o foco será nas temáticas de inovação e sustentabilidade. Serão selecionadas até 12 startups, que terão a chance de apresentar suas soluções alinhadas a critérios sociais, ambientais e de governança (ESG) à companhia.
- Após a primeira apresentação, seis empresas serão escolhidas para desenvolverem projetos pilotos junto à Irani. A longo prazo, a perspectiva é de que sejam estabelecidas parcerias de fornecimentos e desenvolvimento e também investimentos pela Irani Ventures, veículo de corporate venture capital da companhia.
- Criado em 2020, o Irani Labs já teve 227 startups inscritas em suas últimas duas edições. Juntas, elas concluíram nove provas de conceito (PoCs).
“Teremos uma edição bastante diferenciada, pelo foco total em sustentabilidade e pelo formato, com startups convidadas a partir de um banco de projetos já validados pelo Quintessa e seu reconhecido trabalho de estimular e alavancar projetos que fazem diferença na sociedade. Ou seja, projetos totalmente alinhados com nossas práticas e os compromissos ESG da Irani para o ciclo 2021-2030”, explica o diretor-presidente de Irani, Sérgio Ribas.
*A jornalista viajou a convite do evento