Acompanhe:
seloNegócios

Melhores e Maiores 2022: conheça a empresa do ano e os vencedores da 49ª edição

O prêmio mais importante da economia destacou, além do crescimento e resultado financeiro das empresas, práticas de impacto ESG

Modo escuro

Continua após a publicidade
André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual e Rubens Ometto, chairman da Cosan: Empresa do Ano do M&M 2022 (Leandro Fonseca/Exame)

André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual e Rubens Ometto, chairman da Cosan: Empresa do Ano do M&M 2022 (Leandro Fonseca/Exame)

D
Da redação

Publicado em 12 de setembro de 2022 às, 20h26.

Última atualização em 19 de setembro de 2022 às, 16h56.

Melhores e Maiores chegou à sua 49ª solidificando o seu novo formato de avaliação das empresas que são celebradas anualmente pelo evento. Com a continuidade da parceria com o Ibmec, a principal premiação empresarial do país cresceu no número companhias, e dessa vez trouxe a performance de 1.000 empresas — um fato marcante para o anuário, que no ano passado analisou 627 companhias — de 22 setores da economia. Juntas, elas registraram uma receita líquida de 6,26 trilhões de reais, um lucro acumulado de 760 bilhões e um patrimônio avaliado em 18,6 trilhões de reais.

O evento também lançou holofotes sobre a Startup do Ano e Empreendedor Social do Ano, categorias vencidas pela health tech Alice e Celso Athayde, da ONG CUFA. Já o principal prêmio da noite, de Empresa do Ano, ficou com a Cosan, dona da Raízen, da Compass, da Rumo e uma série de outras iniciativas. Entre os fatores que a levaram a tal reconhecimento estiveram os resultados trimestrais bastante sólidos, apesar das sazonalidades e do crescimento de despesas com a expansão de negócios como a Sulgás.

Bate-papo entre André Esteves, Rubens Ometto e Guilherme Gerdau: jornada de sucesso no último ano fiscal (Leandro Fonseca/Exame)

Realizado nesta segunda-feira, 12, o 49º Melhores e Maiores ocorreu de forma híbrida, com premiação presencial e transmissão 100% online. Além dos executivos das empresas vencedoras, participaram do evento Guilherme Gerdau, do conselho da Gerdau, Rubens Ometto, presidente do conselho de administração da Cosan e André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual (do mesmo grupo controlador da Exame). 

Em discurso de abertura do evento, Esteves destacou o esforço das empresas que são mencionadas diariamente pela EXAME e celebradas pelo M&M. "Temos o privilégio de promover as empresas brasileiras ao seu próximo patamar. É esse próximo passo que cria emprego, renda e uma dinâmica positiva para a nossa sociedade", disse Esteves.

Já Ruben Ometto reforçou que o bom desempenho da Cosan no último ano se deve ao espírito inconformista que cerca todas as camadas da empresa que comanda. "Acreditamos no país que atuamos. Por isso, buscamos parcerias e aplicamos todas as conformidades de ESG. Os resultados disso são maravilhosos. Não só no bem-estar dos funcionários, mas também do que a gente leva para os consumidores. Como consequência, há ainda mais benefícios que chegam em toda a operação da empresa".

Guilherme Gerdau, quando questionado sobre o que faz uma empresa ser a melhor do ano, relembrou o momento em que a siderúrgica levou o troféu da categoria em 2021, e assim como Ometto, atribuiu a valorização das pessoas como um dos fatores decisivos. "São 120 anos de trabalho e, em meio a isso, nos temos a alegria de termos sempre resultados melhores a cada ano. E o conceito de valorização das pessoas é uma das melhores formas que temos para demonstrar respeito ao trabalho de todas as nossas equipes que providenciam esses avanços".

Melhores e Maiores 2021: as vencedoras em cada setor

Agronegócio
Destaque: Slc Agrícola

Alimentos e Bebidas
Destaque: JBS

Atacado e Varejo
Destaque: Grupo SBF

Bens de Capital e Eletroeletrônicos
Destaque: Randon

Energia
Destaque: Cosan

Farmacêutico e Beleza
Destaque: Eurofarma

Imobiliário e Construção Civil
Destaque: Votorantin

Moda e Vestuário
Destaque: Lupo

Papel e Celulose
Destaque: Irani

Petróleo e Químico
Destaque: Brasken

Saneamento e Meio Ambiente
Destaque: Ambipar

Saúde e Serviços de Saúde
Destaque: Sabin Medicina

Serviços Financeiros
Destaque: Livelo

Siderurgia, Mineração e Metalurgia
Destaque: Gerdau

Tecnologia e Telecomunicações
Destaque: Intelbras

Transporte, Logística e Serviços Logísticos
Destaque: Grupo Vamos

Assista o evento de Melhores e Maiores na íntegra

 

 

 

Últimas Notícias

Ver mais
Fazenda indica que aceitará custo de R$ 15 bi para Perse
Brasil

Fazenda indica que aceitará custo de R$ 15 bi para Perse

Há um dia

Web Summit Rio: previsões mostram como Inteligência Artificial vai redefinir futuro do trabalho 
Um conteúdo Bússola

Web Summit Rio: previsões mostram como Inteligência Artificial vai redefinir futuro do trabalho 

Há um dia

RD Summit 2024 anuncia data e primeiros nomes da programação
seloMarketing

RD Summit 2024 anuncia data e primeiros nomes da programação

Há 4 dias

Restaurantes paulistanos criam pratos com queijos participantes do Mundial do Queijo do Brasil
Casual

Restaurantes paulistanos criam pratos com queijos participantes do Mundial do Queijo do Brasil

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais