Exame Logo

Índice de desenvolvimento de PMEs da China aumenta pelo terceiro mês consecutivo

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 11, o Índice de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas foi de 89,4 em agosto, um aumento de 0,1 pontos em relação ao mês anterior

Pedestrians pass an advertisement for residential buildings in Shenzhen, China, on Wednesday, Aug. 9, 2023. China's economic recovery is being weighed down by a worsening property slump, with the latest data likely to show little sign of a rebound in growth. Photographer: Qilai Shen/Bloomberg (Qilai Shen//Bloomberg)
China2Brazil

Agência

Publicado em 11 de setembro de 2023 às 18h07.

A Associação Chinesa de Pequenas e Médias Empresas informou que uma série de políticas para estabilizar o crescimento foram introduzidas e implementadas, e que a confiança das PMEs continuou a se recuperar. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 11, o Índice de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas foi de 89,4 em agosto, um aumento de 0,1 pontos em relação ao mês anterior, subindo por três meses consecutivos, e maior do que o mesmo período do nível do ano de 2022, e o mesmo que o mesmo período do ano de 2021.

A recuperação foi evidente no setor industrial e em alguns setores de serviços. O índice industrial aumentou por três meses consecutivos, com destaque para o índice de produção e o índice de pedidos internos e externos. No setor de transportes, correios e armazenagem houve um aumento por quatro meses consecutivos, e os índices dos setores de serviços sociais e de hospedagem e alimentação subiram dois meses consecutivos, com a atração do consumo de verão no setor de serviços sendo o principal motivo.

Veja também

Os dados divulgados mostram ainda que cinco subíndices tiveram aumento e três caíram. O Índice de Sentimento Macroeconômico, o Índice Abrangente de Negócios, o Índice de Mercado e o Índice de Insumos aumentaram por três meses consecutivos. Já o Índice de Eficiência mudou de estável para crescente, e o Índice de Mão de Obra, o Índice de Custos e o Índice de Capital diminuíram.

Além disso, a situação das startups melhorou ligeiramente, com o aumento da proporção de empresas totalmente operacionais. Uma pesquisa sobre a taxa de abertura de uma amostra de empresas mostrou que 45,45% das empresas estavam totalmente operacionais em agosto, 1,7 ponto percentual a mais em relação ao mês anterior.

Acompanhe tudo sobre:China

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame