Impasse entre Vale e Aquila pode paralisar mina

Disputas em outras joint ventures entre a Vale e a Aquila dividiram as companhias nos últimos meses

Sydney – As operações de uma mina de carvão no nordeste da Austrália podem ser suspensas em breve se os estoques do mineral chegarem ao limite enquanto permanecer sem solução uma disputa entre a Vale e a Aquila Resources. Hoje, a Aquila informou que as duas companhias não conseguiram chegar a um acordo sobre como transportar o carvão da mina Isaac Plains, no Estado de Queensland.

Isso significa que dois embarques previstos para antes do fim do mês não vão ocorrer. Nenhum outro embarque está programado para este trimestre e um embarque anterior foi cancelado no começo do mês, segundo a Aquila. “É provável que o estoque termine no começo de julho”, disse a empresa, em comunicado para a Bolsa de Sydney. “Esta situação afetará as operações na Isaac Plains.”

As disputas em outras joint ventures (associações) entre a Vale e a Aquila dividiram as companhias nos últimos meses. A suprema corte de Queensland decidiu esta semana em favor da Aquila sobre a questão do valor de sua participação minoritária no projeto de carvão Belvedere que a Vale tem a opção de comprar.

“A agenda da Vale não é boa para Queensland, nem para a reputação da Vale, nem para os acionistas da Aquila”, disse Tony Poli, presidente-executivo da Aquila. Um porta-voz da Vale em Brisbane não estava disponível e a companhia não respondeu aos pedidos de comentários.

A Isaac Plains é uma mina a céu aberto que produz carvão para geração de energia e para a siderurgia, exportado pelo terminal de Dalrymple Bay. A mina produziu 2,4 milhões de toneladas de carvão no último ano fiscal e a Aquila diz que as duas companhias devem vender cerca de 1,56 milhão de toneladas no ano corrente até junho.

Um acordo para a comercialização conjunta do carvão da mina terminou em novembro, após cerca de quatro anos, deixando que cada companhia se encarregue separadamente da venda e do transporte do carvão entre a mina e o porto. As negociações de um novo acordo fracassaram e o carvão está sendo estocado. As informações são da Dow Jones.