Exame Logo

Iata prevê forte recuperação de cias aéreas este ano

A Iata vê as aéreas registrando um lucro líquido combinado de 8,9 bilhões de dólares, mais de três vezes a previsão anterior

Aéreas devem registrar um forte crescimento nos lucros no final deste ano (.)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Cingapura - As companhias aéreas globais devem apresentar forte alta no lucro em 2010 em relação à expectativa anterior do setor, afirmou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), nesta terça-feira.

A Iata vê a indústria registrando um lucro líquido combinado de 8,9 bilhões de dólares, mais de três vezes a previsão anterior de 2,5 bilhões feita em junho, e comparado a uma estimativa de 10 bilhões de dólares em prejuízo em 2009.

Veja também

"É uma melhora significativa, muito maior do que a previsão", disse o diretor-executivo da Iata, Giovanni Bisignani, a jornalistas em Cingapura. "Mas eu diria que não é hora de uma grande comemoração."

A Iata alertou que o aumento da capacidade devido a novas entregas de aeronaves em 2011 levará a um crescimento mais lento para a indústria e pressionará preços de tarifas e taxas de ocupação de aeronaves, resultando em um lucro líquido total de 5,3 bilhões de dólares no ano que vem.

A Iata afirma que as empresas da região Ásia-Pacífico serão as mais beneficiadas por uma recuperação nas receias de carga. A entidade revisou ainda a previsão de lucro para a região de 2,2 bilhões de dólares para 5,2 bilhões de dólares.

É a segunda revisão de lucro global feita pela Iata, que há seis meses estimava um prejuízo de 2,8 bilhões de dólares em 2010 para o setor.

Leia mais notícias sobre o setor de aviação

Acompanhe as notícias de Negóciosno Twitter

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoLucroSetor de transporte

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame