Negócios

Governo da Bolívia acusa Petrobras de exportação irregular de petróleo

Estatal brasileira estaria lucrando com a venda de petróleo boliviano subsidiado a preços internacionais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O vice-ministro de Comércio e Industrialização da Bolívia, Williams Donaire, acusou a Petrobras Bolivia Refinación, subsidiária da empresa brasileira no país vizinho, de "tirar vantagem" na venda de petróleo subsidiado ao exterior.

De acordo com Donaire, a companhia brasileira comprava petróleo da estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) por 27 dólares o barril e o exportava a preços do mercado internacional, atualmente em 63 dólares o barril. "Vendem 300 000 barris a preço internacional e obtêm superávit", disse o vice-ministro ao jornal boliviano La Prensa.

Com o lucro da operação, a Petrobras já teria recuperado os 105 milhões de dólares investidos na compra das refinarias de Gualberto Villarroel e Guillermo Elder, realizada em 1999. As duas refinarias são responsáveis pela produção de cerca de 90% da gasolina e de outros derivados de petróleo, como óleo diesel, nafta, querosene, e do gás liquefeito de petróleo (GLP) consumido no mercado interno boliviano.

Expropriação

O governo da Bolívia voltou atrás, nesta quinta-feira (14/9), da decisão de confiscar as receitas das refinarias da Petrobras no país. "Estamos suspendendo temporariamente uma resolução ministerial para facilitar as negociações com a Petrobras", afirmou o vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, durante entrevista coletiva em La Paz.

Na última terça-feira (12/9), o governo boliviano havia anunciado uma resolução ministerial que, na prática, estabelecia a estatização da cadeia produtiva do petróleo na Bolívia. A medida causou indignação no governo brasileiro, que se prontificou a entrar com uma ação na Justiça boliviana e, se preciso, recorrer aos órgãos internacionais para anular a decisão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

CFOs do futuro: T&E Summit, da Paytrack, destaca novo papel das lideranças financeiras nas empresas

De Porto Alegre para o mundo: a Elofy traz ao Brasil soluções de RH reconhecidas globalmente

Expansão internacional: Bauducco deve gerar cerca de 600 empregos com nova fábrica nos EUA

Esta fintech chamou atenção do ex-CFO do Nubank oferecendo “Pix internacional” para empresas