Negócios

Glencore costura negócio de US$900 mi com grupo da Indonésia

Empréstimo com o grupo Bakrie pode garantir maior acesso ao mercado de carvão

A trading suíça também poderá estender os direitos de comercialização que vai receber para outros materiais além de carvão (Sebastian Derungs/AFP)

A trading suíça também poderá estender os direitos de comercialização que vai receber para outros materiais além de carvão (Sebastian Derungs/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 14h59.

Priorizar nos meus resultados Google

Jacarta/Hong Kong - A Glencore, maior trading global de commodities, está perto de fechar um negócio para emprestar 800 a 900 milhões de dólares para o grupo Bakrie, da Indonésia, operação que lhe garantiria maior acesso ao mercado de carvão.

O grupo Bakrie usaria os recursos da Glencore para refinanciar uma dívida de 1,35 bilhão de dólares e evitar um possível default.

Em troca, a Glencore receberá direitos adicionais de comercialização do carvão produzido por uma controlada da Bakrie, a Bumi Plc, e o empréstimo será garantido por parte da fatia de 47 por cento que a Bakrie detém na Bumi, disseram fontes familiarizadas com o negócio.

As ações da Bumi Plc, uma joint venture entre a Bakrie e o financista Nat Rothschild, subiram 6 por cento em Londres nesta quinta-feira, pela expectativa de que o negócio seja fechado.

A Bumi ficou obrigada recentemente a fazer o pagamento antecipado de um empréstimo de 1,35 bilhão de dólares organizado pelo Credit Suisse. Pelos termos da linha de crédito, se as ações da Bumi caíssem abaixo de 8,50 libras em Londres o empréstimo deveria ser pago antes do prazo previsto de maturação, março do ano que vem.

A Glencore terá a opção de transformar o crédito em participação acionária na Bumi, se o grupo Bakrie não conseguir saldá-lo na data estipulada.

A trading suíça também poderá estender os direitos de comercialização que vai receber para outros materiais além de carvão, como zinco e cobre, produzidos por outra empresa ligada ao Bakrie.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas suíçasCommoditiesacordos-empresariaisGlencoreGlencore Xstrata

Mais de Negócios

Por que dados fragmentados do cliente podem virar um problema para bancos e seguradoras

Localiza Meoo vira Localiza Assinatura e amplia oferta para planos de 3 meses

Simulador gratuito mostra impacto da Reforma Tributária nas empresas

Quando abre o primeiro Shake Shack no Brasil? Rede terá 40 lojas no país