Negócios

Fundação Ruben Berta continuará no controle da "Varig velha"

Alterações na proposta de venda apresentada pela VarigLog mantêm a fundação no controle da antiga companhia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Fundação Ruben Berta continuará no controle da "Varig velha" - a empresa que nascerá do desmembramento da atual companhia e herdará as dívidas de quase 8 bilhões de reais - caso a proposta de venda da Varig para sua ex-controlada, VarigLog seja aprovada pela assembléia de credores e vença o leilão marcado para o dia 19 de julho.

A proposta contraria os interesses dos funcionários, que gostariam de ver o papel da fundação bastante reduzido no processo de reestruturação da Varig. No primeiro leilão judicial, em 8 de junho, a proposta vencedora foi a da Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), organização que representa os funcionários da empresa. A oferta reduzia o peso da fundação para 5% da nova companhia. A venda, porém, foi anulada pela Justiça do Rio porque a TGV não efetuou o depósito do dinheiro no prazo estipulado.

A informação foi dada pelo presidente da Varig, Marcelo Bottini, que participou nesta quinta-feira (13/7) de uma reunião de quase quatro horas com a diretoria do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias e da Volo do Brasil, controladora da VarigLog.

Bottini afirmou, porém, que a fundação não terá a mesma liberdade de decisão que possuía no passado, pois será monitorada pelos credores e pela Justiça fluminense. "Esse sistema vai permitir mais tranqüilidade, já que as debêntures vão direto para os credores", disse.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame