Ford conclui transferência da fábrica de Camaçari para o governo da Bahia
Apesar de não ter mais fábricas no Brasil, a Ford mantém, na Bahia, um dos principais centros de desenvolvimento de tecnologia da empresa
Repórter de Lifestyle
Publicado em 5 de dezembro de 2023 às 17h23.
Última atualização em 5 de dezembro de 2023 às 18h32.
A Ford anunciou, nesta terça-feira, 5, que concluiu o processo de transferência da fábrica de Camaçari para o governo da Bahia. Com isso, o caminho está livre para a instalação da montadora chinesa BYD, que já firmou contrato com o governo baiano.
Sem revelar valores e detalhes da negociação, a Ford disse, em nota, que o "processo foi conduzido com o objetivo de viabilizar o crescimento econômico e social para a comunidade baiana". As instalações funcionaram até 2021.
- Justiça autoriza emprego da Força Nacional em terras indígenas no Rio Grande do Sul
- Índia se candidata a ser sede da COP33
- Que horas sai o trailer de GTA 6; saiba onde assistir ao vivo
- Trailer de GTA 6 é divulgado pela RockStar Games; assista ao vídeo
- Quais os feriados e datas comemorativas de dezembro de 2023
- Depois de cautelar, Senacon processa Facebook por indícios de desinformação sobre Desenrola
Apesar de não ter mais fábricas no Brasil, a Ford mantém, na Bahia, um dos principais centros de desenvolvimento de tecnologia da empresa. O time brasileiro participa e fornece soluções a 35% de todos os projetos globais do chamado feature development.
Em entrevista à EXAME, Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, disse que o país continua estratégico para a montadora, que registrou um crescimento de 40% neste ano."Para nós, é um fator estratégico ter um centro de desenvolvimento aqui no Brasil, pois estamos exportando tecnologia e soluções", disse.
Sai Ford, entra BYD
No começo de outubro, a chinesa BYD lançou a pedra fundamental na fábrica em Camaçari em um grande evento que contou com a presença do CEO global da marca, Wang Chuanfu.De acordo com a chinesa, o plano é começar a fabricar elétricos nacionais entre o final de 2024 e o início de 2025.
O investimento é de pelo menos R$ 3 bilhões no país – sendo R$ 1 bilhão já destinado até 2024 – e a geração de 5 mil empregos diretos e indiretos a partir da nova planta estabelecida na Bahia.