Funcionários são mais felizes quando trabalham em empresas sustentáveis, afirma estudo (Freepik/Freepik)
Content Writer
Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 07h00.
Você já se perguntou se é possível encontrar a verdadeira felicidade no ambiente de trabalho? Em um contexto no qual estresse e pressão parecem inerentes ao mundo dos negócios, encontrar uma carreira que combine realização profissional e saúde mental parece quase impossível. No entanto, existe um caminho – e ele está nas empresas ESG.
Essa é a conclusão de um estudo da startup Humanizadas, que revelou que funcionários são mais felizes quando trabalham em empresas sustentáveis. A pesquisa mostra que 85% dos colaboradores de companhias ESG estão satisfeitos e recomendam suas posições de trabalho atuais.
Os resultados vão na contramão da realidade do mercado: 60% dos trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos com suas carreiras e buscam por uma nova posição no mercado. Os dados são de um levantamento do LinkedIn, que ouviu mais de 30 mil stakeholders do mercado financeiro – incluindo líderes, trabalhadores, clientes e parceiros.
Nesse cenário, empresas com políticas ESG despontam como a favorita daqueles que buscam pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal e por um ambiente onde felicidade e saúde mental são prioridades.
Abaixo, elencamos cinco fatores que estão atraindo profissionais que buscam equilíbrio e satisfação no ambiente profissional. Confira a seguir.
Empresas com práticas ESG promovem uma cultura organizacional inclusiva e diversa. Isso torna os ambientes mais acolhedores e contribui para a saúde mental dos colaboradores.
Benefícios e programas específicos de bem-estar costumam ser uma prática frequente em empresas orientadas pelo ESG. Isso pode incluir acesso a profissionais de saúde mental, programas de meditação e mindfulness e outras atividades que visam reduzir o estresse dos colaboradores e melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
O ESG também busca valorizar o crescimento profissional e pessoal. Muitas empresas com práticas sustentáveis apostam no investimento em materiais e programas de desenvolvimento para os seus colaboradores. E isso tem atraído muitos profissionais, que buscam não apenas crescimento na carreira, mas também como indivíduos.
Organizações comprometidas com a responsabilidade social e práticas sustentáveis têm se destacado na atração de profissionais. Isso porque há uma preocupação maior dos funcionários em contribuir para empresas que compartilham dos mesmos valores.
Empresas com políticas que apoiam a conciliação entre trabalho e vida pessoal, como licença parental, férias flexíveis e horários de trabalho adaptáveis, são especialmente atrativas para profissionais que valorizam a harmonia entre vida profissional e pessoal.
Se você está em busca não apenas de uma carreira, mas de um estilo de vida que priorize a felicidade e a saúde mental, o ESG pode ser a resposta. De olho nisso, a EXAME desenvolveu a série ESG: Carreira & Impacto.
Veja razões para você não perder essa oportunidade:
As aulas vão ao ar entre 15 e 23 de janeiro e acontecem de forma virtual. É uma oportunidade de ouro para profissionais aprenderem, de uma vez por todas, como dominar na prática a sigla que não sai da boca dos CEOs. Além disso, a série promete mostrar o passo a passo para profissionais construírem uma carreira com propósito e ótimos salários.
*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME