Exame Logo

Empresários pedirão pagamento facilitado de dívidas com impostos

Empresários de pelo menos 16 estados deverão se encontrar na capital federal, na próxima semana, para dar um recado ao governo: as condições de pagamento de dívidas atrasadas com a Receita e o INSS têm de ser facilitadas. O encontro ocorrerá nos dias 18 e 19 e é organizado pela Frente Parlamentar da Micro e […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Empresários de pelo menos 16 estados deverão se encontrar na capital federal, na próxima semana, para dar um recado ao governo: as condições de pagamento de dívidas atrasadas com a Receita e o INSS têm de ser facilitadas. O encontro ocorrerá nos dias 18 e 19 e é organizado pela Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. Esperamos reunir entre 1 500 e 2 000 empresários , afirma o deputado Augusto Nardes (PPB-RS), integrante da Frente.

O que está em jogo é a reabertura do Refis Programa de Recuperação Fiscal. Pelo Programa, empresas puderam, em 2000, regularizar e parcelar dívidas pendentes com o fisco e a previdência que venceram até 29 de fevereiro daquele ano. O governo federal vetou, em novembro passado, uma iniciativa do Congresso para reabrir o Refis. A reabertura constava de um artigo da Medida Provisória 66, também chamada de minirreforma tributária . Os empresários esperam também ampliar o universo de empresas que podem declarar o Imposto de Renda por meio do Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) outra iniciativa que o governo retirou da MP 66.

Veja também

A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa espera agendar encontros de representantes dos empresários com os ministros da Casa Civil, José Dirceu, e da Fazenda, Antônio Palocci, os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, João Paulo Cunha, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame