Exame Logo

Cade aprova negócio entre Energisa e Eletropaulo

Operação, orçada em mais de 3 bilhões de reais, foi anunciada no dia 5 de abril

Energia: Energisa recebeu aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sem restrições, para uma eventual aquisição do controle da Eletropaulo (Eletropaulo/Divulgação)
R

Reuters

Publicado em 16 de abril de 2018 às 09h26.

Última atualização em 16 de abril de 2018 às 10h29.

São Paulo - A Energisa recebeu aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica ( Cade ), sem restrições, para uma eventual aquisição do controle da Eletropaulo , responsável pela distribuição de eletricidade na região metropolitana de São Paulo, de acordo com comunicado da companhia ao mercado.

A Energisa, que controla nove distribuidoras de energia e atua também em transmissão, anunciou em 5 de abril uma oferta para aquisição do controle da Eletropaulo que pode envolver um desembolso de até 3,24 bilhões de reais.

Veja também

Na ocasião, a Eletropaulo disse que responderia em até 15 dias à proposta da Energisa, que envolveria a realização de uma oferta pública voluntária de aquisição (OPA) da totalidade de suas ações.

Antes, a italiana Enel já havia apresentado uma oferta pela Eletropaulo, e a expectativa de especialistas é que a disputa pela maior distribuidora de energia do Brasil em faturamento e volume negociado ainda atraia possíveis novas ofertas de outros investidores.

A Eletropaulo disse em seu comunicado, citando informação recebida da Energisa, que a decisão do Cade "ainda está sujeita a recurso ou avocação do ato de concentração pelo prazo de 15 dias da data de sua publicação no Diário Oficial da União", realizada nesta segunda-feira.

"Caso não seja interposto recurso nem ocorra a avocação em tal prazo, a decisão transitará em julgado, tornando-se definitiva", adicionou a elétrica.

Em seu parecer sobre a operação, o Cade entendeu que uma possível compra da Eletropaulo pela Energisa "não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial", principalmente porque as empresas operam em áreas de concessão distintas e são sujeitas à regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Acompanhe tudo sobre:AneelEletropauloEnergiaEnergia elétricaEnergisaFusões e Aquisições

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame