Dona do WordPress leva home office ao extremo

Com quase 1.400 metros quadrados, o escritório de São Francisco era lindo, mas foi fechado

São Paulo - O home office tem se tornado uma prática cada vez mais comum em empresas. Com o avanço da tecnologia, funcionários podem trabalhar de casa ou de alguma cafeteria e fazer ligações e reuniões por teleconferência.

Nas companhias que oferecem o benefício, colaboradores podem escolher não ir ao escritório uma ou mais vezes por semana. Mas a Automattic, dona da plataforma de blogs WordPress, está levando a prática ao extremo.

A empresa está fechando o seu escritório de São Francisco e todos os funcionários passarão a trabalhar de onde quiserem.

Ela funcionava na cidade californiana há sete anos em um galpão reformado especialmente para a companhia, com pé direito amplo e portão de madeira customizado. Com quase 1.400 metros quadrados, o local era lindo.

Mesmo assim, ninguém o frequentava. Os cerca de 30 funcionários na cidade já trabalhavam remotamente e apenas cerca de cinco pessoas frequentavam o local por dia, afirmou o presidente da companhia, Matt Mullenweg. Dessa forma, não fazia mais sentido pagar o aluguel do espaço.

No mundo, a Automattic tem 550 funcionários espalhados por dezenas de países e valor de mercado de 1 bilhão de dólares. Todos eles podem atuar de onde quiserem e recebem até 250 dólares por mês caso queiram frequentar outros espaços de co-working, de acordo com o Quartz.

As reuniões são feitas pela internet, o contato é pelo chat, a empresa patrocina a compra de computadores e a criação de um escritório na cada dos funcionários e, se eles quiserem trabalhar em uma Starbucks, por exemplo, paga até pelo café que consumirem, diz o site.

Duas vezes por ano, todos os funcionários se encontram para uma reunião global, para alinhar culturas e missões. A empresa já chegou até a contratar funcionários por entrevistas em vídeo, sem conhecê-los pessoalmente, conta o Business Insider.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.