Demanda por voos domésticos da GOL cresce 5,6% em junho
Já a oferta de assentos da GOL para a mesma categoria de voos evoluiu 3,5 por cento na mesma base de comparação
Da Redação
Publicado em 27 de julho de 2015 às 09h42.
São Paulo - A GOL informou nesta segunda-feira que a demanda por voos domésticos da companhia cresceu 5,6 por cento em junho ante mesma etapa de 2014.
Já a oferta de assentos da GOL para a mesma categoria de voos evoluiu 3,5 por cento na mesma base de comparação.
Com isso, a taxa de ocupação doméstica no mês passado foi de 77,2 por cento, aumento de 1,5 ponto percentual na comparação com junho do ano passado, informou a empresa aérea.
São Paulo - Pela terceira vez em cinco anos, a Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo pela consultoria Sktytrax, especializada no setor. O prêmio é considerado o "Oscar da aviação" e foi entregue na terça-feira (16) em Paris. Com base na opinião dos passageiros, o ranking leva em conta mais de 40 aspectos relacionados à qualidade dos serviços, como o processo de check-in, conforto das aeronaves , refeições e entretenimento oferecidos a bordo. Neste ano, avaliações de mais 18 milhões de consumidores de 160 países foram consideradas e 275 empresas foram julgadas. Melhor colocada na lista geral entre as companhias aéreas brasileiras, a TAM ocupa o 51º lugar, seguida pela Azul, em 62º. A GOL não foi classificada entre as 100 melhores do planeta. Em relação ao ranking do ano passado, a Azul subiu um degrau e também foi considerada a companhia com os custos mais baixos da América do Sul. Já a TAM despencou nove posições. A chilena LAN, sua parceira, foi eleita a melhor da América do Sul. Nas fotos, saiba quem são as 10 primeiras do mundo.
A companhia do Catar voa para mais de 140 destinos pelo mundo e oferece serviços de luxo. Ela foi eleita a melhor do mundo e desbancou a Cathay Pacific Airways, dona do posto em 2014. A Qatar Airways também foi considerada a melhor do Oriente Médio e a com os melhores assentos na classe executiva do planeta. Esta última premiação, segundo a Skytrax, provavelmente está relacionada à inclusão das aeronaves A380 e A350, da Airbus, em sua frota. Os assentos dos novos aviões, conforme os consumidores relataram à consultoria, estabeleceram "novos padrões para conforto, espaço e privacidade".
Além do segundo lugar no ranking geral (em 2014 ela havia ocupado a terceira posição), a Singapore Airlines conquistou este ano o prêmio de melhor companhia aérea da Ásia, melhor classe executiva e melhor assento da primeira classe. Ela foi a primeira empresa do ramo a oferecer uma opção de comida, bebidas e fones de ouvido gratuitos para classe econômica, nos anos 1970, segundo ela mesma.
No ano passado, a companhia área tinha sido avaliada como a melhor do mundo, mas foi desbancada pela Qatar Airways nesta edição. A Cathay, porém, ainda lidera na categoria "Melhor Transpacífica", focada nas empresas que fazem trajetos entre Ásia e Oceania e América do Norte e Sul. Esta é a terceira vez que ela vence no quesito (as outras foram em 2013 e 2011).
Em quarto lugar no ranking geral, a companhia baseada em Istambul foi eleita pelo quinto ano consecutivo como a melhor da Europa. A Turkish Airlines se destaca na classe executiva e levou o primeiro lugar na categoria de melhor lounge para o segmento no mundo. O salão que a empresa possui para receber os passageiros no aeroporto de Istambul é o maior do mundo, segundo a Skytrax. Ele acomoda até 1.000 pessoas e abriga diversos restaurantes que servem comidas locais e internacionais.
Além de ser considerada a quinta melhor companhia aérea do mundo, a Emirates levou o prêmio de melhor entretenimento a bordo, categoria na qual a Qatar Airways ficou em segundo lugar e a Singapore Airlines em terceiro. Segundo a Skytrax, a empresa continua à frente das concorrentes no quesito, apesar de novos programas e sistemas terem trazido melhorias para toda a indústria. A Emirates também conquistou o posto de melhores cortesias para conforto para primeira classe, desbancando a rival Etihad, famosa pelos artigos de luxo.
Neste ano, a Etihad Airways levou o posto de melhor cabine de primeira classe do mundo. Segundo a Skytrax, o prêmio é consequência de novos produtos e serviços inovadores introduzidos na classe nobre da companhia nos últimos seis meses. Os consumidores "estão claramente impressionados", diz a consultoria. No ano passado, a empresa havia ficado na 9ª posição no ranking mundial geral.
A atuação dos trabalhadores da empresa baseada em Tóquio foi consagrada neste ano. Ela levou o prêmio de melhores serviços em aeroportos e também o de melhor equipe de funcionários na Ásia. No primeiro quesito, são avaliados os trabalhos dos atendentes da companhia nos aeroportos, desde o check-in até o portão de embarque, transferência e lounge. Já no segundo, o serviço global é avaliado, desde os ambientes nos aeroportos até a bordo das aeronaves. A ANA All Nippon Airways já havia vencido nessa categoria em 2011.
A companhia venceu o prêmio de melhor equipe de cabine do mundo em 2015. Ela voa para 40 destinos domésticos na Indonésia e para 36 internacionais. Por ano, a empresa transporta mais de 25 milhões de pessoas.
Esta é a primeira vez que a EVA Air, de Tawian (ou República da China), se classifica entre as 10 melhores companhias aéreas do mundo. Em 2014, ela havia conquistado a 12ª posição. A empresa também conquistou o prêmio de melhor do planeta em limpeza das cabines. Seus voos conectam mais de 60 cidades da Ásia, Europa, América do Norte e Oceania.
A companhia aérea australiana foi consagrada a melhor do seu país, melhor do Pacífico e a com as melhores cortesias para conforto para a classe executiva. Segundo a Skytrax, os prêmios são resultado de melhorias nos produtos da empresa nos últimos dois anos.