Negócios

Como xerife, Howard Buffett se prepara para suceder seu pai

Filho mais velho de Warren Buffett é o escolhido para presidir conselho da Berkshire Hathaway

Howard Buffett, filho mais velho de Warren Buffett e seu sucessor (Rommel Demano/Stringer/Getty Images)

Howard Buffett, filho mais velho de Warren Buffett e seu sucessor (Rommel Demano/Stringer/Getty Images)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 5 de maio de 2014 às 10h48.

São Paulo – Em 2011, durante uma entrevista para um programa de TV, Warren Buffett anunciou que seu filho mais velho, Howard Buffett, seria seu sucessor na presidência do conselho da Berkshire Hathaway.

Desde então, Howard tem se preparado para assumir a função. Em recente entrevista ao jornal americano Wall Street Journal, o herdeiro afirmou que sabe exatamente o que seu pai espera dele quando chegar a hora de ficar em seu lugar.

"Compreendo o que meu pai quer que eu faça e com certeza sou capaz de fazer. Minha missão inclui garantir que os altos executivos não abusem do poder e não atrapalhem o diretor-presidente", disse Howard, ao WSJ.

Enquanto o dia de suceder seu pai não chega, e ao que tudo indica pode demorar um pouco, Howard continua dedicando seu tempo a outras atividades, que inclui desde sua verdadeira paixão, a agricultura, ao cargo de vice-xerife não remunerado, em  Decatur, no estado americano de Illinois.

Há quem torça o nariz para a escolha de Buffett, mas Howard sabe se defender. “A maioria das pessoas não conhece minha experiência em negócios e acha que sou fazendeiro”, disse ele ao jornal americano.

Quando indicou o nome do filho para a presidência do conselho, Buffett chegou a afirmar que seu filho não gostava apenas de agricultura, mas de máquinas também. “Ele gosta de grandes coisas, como mover a terra”, disse o bilionário durante a entrevista ao canal de TV.

Howard faz parte do conselho da Berkshire desde 1993 e nos últimos cinco anos é o presidente da Buffett Farms e da Howard G. Buffett Foundation. Ele também já trabalhou na diretoria da Coca-Cola e da Lindsay Corporation. 

Acompanhe tudo sobre:Berkshire HathawayEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasgestao-de-negociosgrandes-investidoresPersonalidadesSucessãowarren-buffett

Mais de Negócios

A malharia gaúcha que está produzindo 1.000 cobertores por semana — todos para doar

Com novas taxas nos EUA e na mira da União Europeia, montadoras chinesas apostam no Brasil

De funcionária fabril, ela construiu um império de US$ 7,1 bilhões com telas de celular para a Apple

Os motivos que levaram a Polishop a pedir recuperação judicial com dívidas de R$ 352 milhões

Mais na Exame