Negócios

Com Uniban, Anhanguera eleva fatia no setor a 8%

Segundo o presidente da empresa, a companhia não espera encarar restrições do Cade na aquisição porque o mercado de educação é "muito pulverizado"

Anhanguera: agora um dos maiores grupos de ensino do mundo

Anhanguera: agora um dos maiores grupos de ensino do mundo

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2011 às 20h09.

São Paulo - A Anhanguera Educacional, maior organização privada de ensino superior no Brasil, estima ter conquistado três pontos percentuais em participação de mercado com a compra da Uniban, anunciada na véspera.

O presidente-executivo da companhia, Alexandre Dias, afirmou a jornalistas nesta segunda-feira que, com a operação, a Anhanguera pode ter passado a deter cerca de 8 por cento do setor, contra estimados 5 por cento anteriormente.

No domingo, a Anhanguera anunciou a compra da Uniban por 510 milhões de reais, sendo que 50 por cento deste valor foi pago à vista. O restante, conforme o executivo, será desembolsado em duas parcelas, nos próximos 24 meses.

Dias disse ainda que, a partir de agora, o foco da empresa se voltará para a integração das operações da Uniban, processo que deve ser concluído completamente em três a quatro anos. Alguns dos ganhos com sinergias, entretanto, devem começar a ser apurados nos próximos seis meses, segundo ele.

Questionado sobre a análise da operação por parte de órgãos antitruste, o executivo afirmou não esperar restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). "É um mercado muito pulverizado", disse ele.

Após a compra da Uniban, a Anhanguera pode realizar outras aquisições de instituições de ensino superior de pequeno porte, assinalou Dias, acrescentando que qualquer operação do tipo não resultaria em entraves operacionais para a companhia.

Segundo ele, a Anhanguera conta com geração de caixa "viável" para potenciais compras de instituições de pequeno porte.

A Uniban possui 13 campi (dez no Estado de São Paulo, dois no Paraná e um em Santa Catarina). A Anhanguera, antes da aquisição, operava 54 campi no país.

Acompanhe tudo sobre:Anhanguera EducacionalCadeEducaçãoEmpresasFusões e AquisiçõesNegociaçõesSetor de educação

Mais de Negócios

De pequena lanchonete à franquia bilionária: o que o sucesso do McDonald’s ensina aos empreendedores

Desenrola Pequenos Negócios renegocia R$ 1,25 bilhão até 12 de junho

Executivos veem a inteligência artificial como um “divisor de águas”

Para onde vai o lixo que foi multiplicado pelas enchentes no Rio Grande do Sul?

Mais na Exame