EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 12 de outubro de 2010 às 20h01.
Uma boa relação com os supervisores aumenta a felicidade dos funcionários e contribui para o engajamento nas atividades de trabalho. A conclusão é de uma pesquisa do Gallup Management Journal, que entrevistou 1.000 trabalhadores americanos entre outubro de 2000 e maio de 2005. De acordo com o trabalho, quanto melhor a relação com os superiores, mais os funcionários tendem a se comprometer com as tarefas.
Os funcionários engajados representaram 27% da amostra pesquisada. Os não-engajados foram 59% e os ativamente desengajados, 14% (veja abaixo as características de cada grupo). Entre os engajados, 77% concordam plenamente que seu supervisor foca sempre em seus pontos fortes e características positivas. Entre os não-engajados, apenas 23% concordam com a afirmação. A taxa cai ainda mais - para 4% - no grupo dos ativamente desengajados.
Sentir-se desafiado também é um modo de envolver os funcionários com a empresa. A maioria dos engajados (61%) disse que se sente desafiada muito freqüentemente, ante apenas 49% dos desengajados e 24% dos ativamente desengajados.
A pesquisa também procurou saber o que ocorre quando o desafio se transforma em frustração. O Gallup constatou que as pessoas mais envolvidas com a empresa raramente ou nunca se sentem frustradas no trabalho (39% do total). Entre os ativamente desengajados, 60% afirmam se frustrar com freqüência. Já entre os não-engajados, a taxa é de 26%. Conheça os tipos de funcionários encontrados pelo Gallup: