Negócios

BHP diz buscar sucessor para CEO dentro e fora da empresa

Presidente do conselho afirmou que os planos para a sucessão de Marius Kloppers começaram no dia em que ele foi indicado e que seguem em andamento


	Marius Kloppers, atual CEO da BHP: executivo agradou investidores por conter custos e manter pagamentos aos acionistas
 (Sergio Dionisio/Getty Images)

Marius Kloppers, atual CEO da BHP: executivo agradou investidores por conter custos e manter pagamentos aos acionistas (Sergio Dionisio/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 07h53.

Sydney - A BHP Billiton afirmou nesta quinta-feira que está buscando dentro e fora da companhia um sucessor para o presidente-executivo, após notícias de que a maior mineradora do mundo estava preparando mudanças no topo da administração. O presidente do conselho da BHP, Jac Nasser, afirmou em reunião geral anual na Austrália que os planos para a sucessão de Marius Kloppers começaram no dia em que ele foi indicado e que seguem em andamento.

Kloppers supervisionou um fenomenal crescimento durante os anos finais do boom da última deçada e, apesar de não conseguir completar pelo menos três grandes acordos, agradou investidores por conter custos e manter pagamentos aos acionistas.

Mas a BHP enfrenta agora uma queda acentuada nos lucros enquanto enfrenta um cenário mais difícil depois da desaceleração da China derrubou os preços das commodities.

"Se ele for substituído, eu apenas espero que escolham alguém de dentro e não alguém que vai cair de paraquedas, porque precisamos de um presidente que entenda esta companhia", disse Ian Mancovitch, acionista da BHP e participante da reunião em Sydney.

"Claro que Marius Kloppers é o homem de ontem, mas isso não significa que ele não é necessário mais. Ele provou isso durante a crise financeira global", acrescentou.

Internamente, quatro candidatos são vistos como favoritos para o cargo de Kloppers: o diretor da divisão de petróleo, Mike Yeager, o diretor da área de alumínio e níquel, Alberto Calderon, o diretor da unidade de não ferrosos, Andrew Mackenzie, e o chefe da área de minério de ferro, Marcus Randolph.

A companhia não informou quando o executivo sul-africano de 50 anos deixará o cargo, mas identificou a necessidade de planos de sucessão para todos os seus principais executivos como prioridade.

Acompanhe tudo sobre:BHP BillitonEmpresasgestao-de-negociosIndústriaMineraçãoSiderurgia e metalurgiaSucessão

Mais de Negócios

Empreendedorismo na maturidade ganha espaço no Brasil

Com perfumes e clássicos, Granado cresce 24% e chega a R$ 1,6 bilhão em vendas

Reforma tributária: uma oportunidade para inovar nos negócios

Na pandemia, ele transformou seu hobby em um negócio de US$6 mi: 'Sinto que estou vivendo um sonho'