Negócios

Auditor da Toshiba reprovará governança da empresa, dizem fontes

Segundo as fontes, a PwC dará uma "opinião qualificada" endossando as finanças da Toshiba na demonstração financeira para o ano encerrado em março

Toshiba: PwC fará uma "avaliação adversa" sobre os controles internos da empresa nos resultados apresentados na quinta-feira (Toru Hanai/Reuters)

Toshiba: PwC fará uma "avaliação adversa" sobre os controles internos da empresa nos resultados apresentados na quinta-feira (Toru Hanai/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 11h06.

Tóquio - O auditor da Toshiba Corp deve aprovar os resultados anuais do conglomerado, mas reprovará a governança corporativa do grupo durante uma série de crises, disseram pessoas com conhecimento direto das discussões nesta terça-feira.

A PricewaterhouseCoopers Aarata LLC dará uma "opinião qualificada" endossando as finanças da Toshiba na demonstração financeira para o ano encerrado em março, disseram duas fontes à Reuters.

Isso acabará com um período de limbo, quando a auditora reteve sua opinião enquanto verificava problemas na falida unidade de engenharia nuclear da Toshiba nos Estados Unidos em dezembro.

Contudo, a PwC fará uma "avaliação adversa" sobre os controles internos da empresa nos resultados apresentados na quinta-feira, disseram eles.

Os investidores temem que uma avaliação adversa possa levar à deslistagem da empresa de 140 anos, o que dificulta sua capacidade de arrecadar dinheiro para o seu negócio dispendioso de chips de memória e prejudicar sua competitividade.

Mas com uma rara decisão dividida, uma fonte disse que eles são da opinião que "a Toshiba pode evitar a deslistagem se mostrar um caminho para melhorar seus controles internos".

O auditor não foi encontrado para comentários fora do horário comercial.

Um porta-voz da Toshiba disse: "Ainda não recebemos a opinião de nossa auditoria. Estamos em negociações com o auditor para enviar a demonstração financeira no prazo".

Acompanhe tudo sobre:AuditoriasEmpresasToshiba

Mais de Negócios

Há três meses, marca de hair care Braé lançou produtos para magazines que já são 10% das vendas

Bem-estar acessível

Todos por todos

Uma rede em expansão

Mais na Exame