Leilão de aeroportos, balanços do Itaú e Petrobras e fusão que deu origem a maior mineradora do mundo foram alguns dos fatos da semana. Veja os 10 mais importantes:
Aeroportos de Viracopos, Brasília e Cumbica têm novos donos (Bia Parreiras/Viagem e Turismo)
Daniela Barbosa
Publicado em 11 de fevereiro de 2012 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h26.
1. Aeroportos de Viracopos, Brasília e Cumbica têm novos donoszoom_out_map
O empresário Eike Batista, do Grupo EBX, quer definitivamente estreitar laços com a gigante de tecnologia Apple. O brasileiro de 55 anos revelou na última terça-feira, por meio de seu perfil oficial no Twitter, um encontro com Tim Cook, CEO da companhia. "Acabo de encontrar o Tim Cook da Apple! Adorei! Acredito que, sob sua liderança, a Apple continuará surpreendendo!", afirmou. "Falamos sobre a montagem com a Foxconn de Apple's (sic) no Brasil para oferecer produtos a custos civilizados!", completou, referindo-se à empresa taiwanesa que montará iPads no país.
Em 2011, último ano da Petrobras sob o comando de José Sergio Gabrielli, a Petrobras apresentou lucro líquido de 33,313 bilhões de reais, retração de 5,3% em relação ao ano anterior. A receita líquida anual foi de R$ 244,176 bilhões, alta de 15,26% na mesma base comparativa. O Ebitda no ano passado atingiu R$ 62,246 bilhões, com alta de 4,81% em relação a 2010. No ano passado, a estatal fracassou pelo segundo ano consecutivo na tentativa de alcançar a marca de 2,1 milhões de barris de petróleo produzidos em território nacional. A produção em 2011 atingiu 2,021 milhões de barris diários, novo recorde da empresa mas ainda aquém do esperado pela diretoria da Petrobras.
O Itaú Unibanco registrou o maior lucro da história dos bancos brasileiros em 2011, segundo dados da Economatica. No período, o banco somou lucro de 14,6 bilhões de reais, alta de 12,4% na comparação com o ano anterior. A instituição já liderava o ranking de maiores lucros com o resultado apresentado em 2010, mais de 11,7 bilhões de reais. Ainda de acordo com dados da Economatica, o segundo lugar ainda pertence ao Itaú. Segundo o balanço divulgado pelo Itaú um dos principais fatores para esse resultado foi o crescimento da carteira de crédito, que atingiu o patamar de 397 bilhões de reais em 2011, com alta de 19,1% em relação ao ano anterior.
A PepsiCo anunciou que pretende demitir cerca de 3% de seus funcionários no mundo - aproximadamente, 8.700 pessoas. O corte já era especulado e faz parte do plano de otimização das estruturas da empresa – que pretende economizar cerca de 1,5 bilhões de dólares até 2014 (sendo 500 milhões de dólares em 2012). Ao mesmo tempo, os investimentos em marketing devem aumentar entre 500 milhões de dólares e 600 milhões de dólares em 2012, com foco na América do Norte. A empresa também pretende aumentar investimentos em suas marcas ícones e inovar. “2012 será um ano de transição”, afirmou Indra Nooyi, CEO da PepsiCo em comunicado à imprensa.
Apesar de ter revolucionado o mundo da fotografia com a invenção das câmeras digitais, a Kodak anunciou, nesta quinta-feira, que vai suspender seu braço de negócio voltado para este mercado. Com a decisão, a companhia planeja economizar cerca de 30 milhões de dólares por ano. Segundo a Kodak, por algum tempo, a estratégia da companhia vai focar em melhorar as margens de seu negócio e na redução do portfólio de produtos. “O anúncio de hoje é a extensão mais lógica desse processo”, afirmou Pradeep Jotwani, presidente da empresa.
9. Vale deve enfrentar uma nova batalha judicialzoom_out_map
9/10(Biaman Prado/Reuters)
A Vale e outras mineradoras que atuam no Brasil deverão enfrentar uma nova batalha judicial envolvendo uma cifra bilionária, desta vez contra os maiores estados produtores de minério de ferro do país, que adotarão taxas de fiscalização sobre a extração mineral a partir do final de março. Advogados consultados pela agência de notícias Reuters questionam a legitimidade de estados para a criação dos tributos, mas avaliam que, para derrubar a taxação, as mineradoras terão pela frente mais uma batalha fiscal que deverá levar alguns anos para ser resolvida na Justiça
10. PF encerra investigação sobre o PanAmericanozoom_out_map
10/10(Divulgação)
A Polícia Federal encerrou, nesta semana, a investigação que apurou os crimes envolvendo o Banco PanAmericano – pouco mais de um ano depois de iniciado o inquérito. Ao longo da investigação, foram indiciadas 22 pessoas que, caso condenadas, poderão responder a penas que podem chegar a trinta e um anos de reclusão. A pedido da Polícia Federal, a Justiça Federal decretou o bloqueio de mais de 21 milhões de reais em investimentos dos envolvidos. Também estão indisponíveis bens móveis e 29 imóveis pertencentes aos indiciados e três embarcações que estavam em nome de uma empresa foram apreendidas. Caberá à Justiça decidir quanto à alienação antecipada de todos os bens.