Exame Logo

As 10 principais notícias de negócios da 1ª semana de 2014

O ano começou, o Eike empobreceu, a Alicia Keys se separou da BlackBerry... Veja aqui o que mais aconteceu

Feliz ano velho! (REGINALDO TEIXEIRA)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2014 às 09h03.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h20.

São Paulo - E o ano novo começa com notícias do ano passado - quando Eike Batista perdeu mais dinheiro que qualquer outra pessoa do mundo. Quem diz é a Bloomberg, que mantém um radar de bilionários. Na semana em que vendeu sua parte na BRIX, Eike viu a OGX ser alvo de cobranças por parte da ANP. A empresa garante que vai pagar. É esperar para ver. Veja aqui outras notícias da 1ª semana do ano.
  • 2. O ano novo da Petrobras

    2 /10(Divulgação/Petrobras)

  • A Petrobras vendeu por 1 bilhão de dólares sua fatia de 35% no projeto offshore Parque das Conchas. A Shell e a ONGC Videsh foram os compradores. Mas essa não foi a única notícia da semana envolvendo a empresa. No dia 1º, a P-55 iniciou suas operações no campo de Roncador, em Campos (RJ). A mesma região deve ainda receber a P-62, que partiu no último dia 30 de um estaleiro em Ipojuca (PE).
  • 3. Walmart faz recall na China

    3 /10(Robert Sullivan/AFP)

  • Muito provavelmente, grande parte do mundo não sabia até essa semana que os chineses comem carne de burro. A informação veio à tona por conta do Walmart, que teve o produto contaminado naquele país pelo DNA de outros animais. Em função disso, a companhia foi obrigada a fazer um recall e pagar cerca de 8 dólares a quem já havia comprado a carne - além de intensificar os testes de DNA.
  • 4. Líbano quer Super Tucanos

    4 /10(Porneczi/Bloomberg)

    O Líbano está pensando em comprar Super Tucanos com a Embraer. Antes que o leitor desprevenido pense em aves gigantes, vale esclarecer que o negócio envolve aviões turboélices de ataque leve fabricados pela companhia brasileira. Além disso, a Embraer testou com sucesso no último sábado o Legacy 450, seu novo jato executivo.
  • 5. Alicia rompe com BlackBerry

    5 /10(Getty Images)

    Terminou o casamento entre Alicia Keys e BlackBerry. Ontem, a cantora anunciou que vai deixar em 30 de janeiro o cargo de diretora criativa da fabricante de smartphones. Elogiada, sua gestão de um ano também teve maus momentos - como o uso de um iPhone, da concorrente Apple, em fevereiro do ano passado. Foi bom enquanto durou. Agora, ficam as lembranças...
  • 6. Tim à venda: só que não

    6 /10(Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

    Para variar, a venda da Tim voltou a ser comentada nessa semana. Quem disparou o boato dessa vez foi o jornal italiano Il Sole 24 Ore. Falou-se até que o BTG Pactual estaria trabalhando no negócio e que uma reunião na segunda poderia resolver o assunto. Ontem mesmo, TIM e Telecom Itália desmentiram a história. É, parece que ainda não foi dessa vez - mas é bom ficar de olho.
  • 7. Fiat tem boas entradas em 2014

    7 /10(Divulgação)

    A semana foi movimentada para a Fiat, que assumiu o controle da Chrysler por 4,3 bilhões de dólares. Desde 2008, as duas companhias já eram geridas pela mesma pessoa - o italiano Sergio Marchione. Ontem, foi divulgado que a Fiat também foi líder na venda de carros no Brasil em 2013. Foram mais de 760 mil veículos, cerca de 20% do total comercializado no país. Foi um bom começo de ano, não?
  • 8. Itaipu bate recorde de produção

    8 /10(bergie/Wikimedia Commons)

    Imagine a energia consumida no mundo inteiro num dia. Agora, multiplique isso por dois. Pois fique sabendo que essa foi a produção de Itaipu em 2013. A marca dos 98,3 milhões de megawatts-hora foi batida às 15h51 da última segunda, dia 30. O recorde superou a produção de 98,2 milhões de MWh registrada em 2012. Para se ter uma ideia, isso é luz suficiente para manter o Brasil aceso por 79 dias.
  • 9. Warren Buffett compra mais uma

    9 /10(Getty Images)

    O megainvestidor americano Warren Buffett encerrou 2013 com mais uma aquisição. No dia 31 de dezembro, sua companhia Berkshire Hathaway anunciou a compra da Philips 66. A empresa atua no setor petroleiro e já contava com participação de Buffett. A confirmação do negócio deve sair ainda no primeiro semestre desse ano.
  • 10. TJ-SP: ano novo, vida nova

    10 /10(Creative Commons/Flickr)

    Os 50 mil servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo começaram o ano com uma boa notícia: em 2014, eles poderão trabalhar de casa duas vezes por semana. Quem determinou a mudança foi José Renato Nalini, empossado na última quinta como presidente do órgão. "O que nos interessa é produtividade”, afirmou o desembargador - que tem a flexibilização do horário nos seus planos.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame