Exame Logo

As 10 notícias de negócios que marcaram a semana

Período foi marcado pela troca de presidência na Petrobrás, declarações nada agradáveis do presidente mundial da Foxconn. Veja, a seguir, as notícias mais importantes:

Tatiana Vaz

Publicado em 28 de janeiro de 2012 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.

A primeira mulher a alcançar a presidência da Petrobras , Maria das Graças Foster foi nomeada para substituir José Sérgio Gabrielli. Com fama de brava, Graça Foster, como é chamada, desperta admiração daqueles que trabalham diretamente com ela por seus conhecimentos técnicos e firmeza nas cobranças que faz e também por sua garra e superação diante das dificuldades vividas na infância.
  • 2. 2) Por que as dúvidas sobre Eike podem pegar fogo nesta semana

    2 /10(Wikimedia Commons)

  • O bilionário Eike Batista tem, pela frente, uma semana decisiva. A OGX, sua petrolífera, prometeu iniciar a produção no próximo sábado, 28. Se o petróleo efetivamente jorrar no campo de Waimea, na Bacia de Campos, Eike terá, enfim, um argumento concreto para provar aos críticos que suas empresas não são “de vento”.
  • 3. 3) Vale perde disputa e terá que pagar R$ 9,8 bilhões à Fazenda

    3 /10(Agência Vale/Divulgação)

  • Processos que corriam na Justiça tiveram decisões desfavoráveis para a mineradora Vale . O valor da sentença de uma cobrança referente a imposto de renda sobre lucros da mineradora no exterior foi determinado em 9,8 bilhões de reais. Recentemente, a Vale foi derrotada em outro processo no valor de 25 bilhões de reais.
  • 4. 4) Refugiados denunciam maus-tratos em fábrica da Sadia

    4 /10(Germano Lüders/EXAME.com)

    As condições de trabalho de duas fábricas da Sadia ( BRFoods ), no Paraná, são alvo de uma investigação de trabalho escravo de estrangeiros pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A unidade terceirizada pela empresa na cidade de Samambaia, no Distrito Federal, também sofreu denúncias de trabalhadores muçulmanos, contratados para o abate halal, vendidas a seguidores do islã. Em resposta, a assessoria da BrasilFoods disse que atende a uma exigência de mercados islâmicos, em especial de países do Oriente Médio.
  • 5. 5) Foxconn se desculpa por declarações de seu presidente

    5 /10(Voishmel/AFP Photo)

    A gigante de tecnologia Foxconn pediu desculpas pelos comentários do presidente da companhia, que comparou trabalhadores a animais, informa reportagem publicada nesta segunda-feira no website taiuanês Now News. A declaração ocorreu em um encontro com gerentes da empresa e gerou discussões acaloradas nas mídias sociais.
  • 6. 6) AB InBev poderá ter brasileiro no comando nos EUA

    6 /10(Divulgação)

    O atual presidente das operações da Anheuser-Bush InBev nos Estados Unidos, Dave Peacock, estaria deixando o cargo. Seu substituto seria o brasileiro Luiz Edmond. Atualmente, ele é presidente regional na América do Norte. A saída de Peacock acontece em meio a mudanças nas operações da cervejaria nos EUA. Peacock era um dos poucos diretores que permaneceu na companhia após a AB ter sido comprada pela belga InBev, em 2008.
  • 7. 7) GE do Brasil: melhor ano de toda sua história

    7 /10(Divulgação)

    No ano em que completou 92 de atuação no país, a GE pode realmente comemorar os resultados da operação brasileira: u m faturamento 53% maior (63% se considerado os negócios industriais) de 2,4 bilhões de dólares para 3,7 bilhões de dólares. O valor está bem acima do ambicioso crescimento de 30% que havia sido projetado para o ano.
  • 8. 8) Por que C%26A, Riachuelo e Pernambucanas dominam o mercado de cartões de lojas?

    8 /10(Claudio Rossi)

    O Brasil tem em circulação três vezes mais cartões de lojas (o chamado private label) que toda a Europa Ocidental. Como base de comparação, são 206 milhões de cartões no Brasil e mais de 400 milhões nos Estados Unidos. As lojas que tem liderado no Brasil são C&A, Riachuelo e Casas Pernambucanas, segundo dados da Euromonitor de 2010. Classe c, roupas e antiguidade na oferta dos cartões ajudam a explicar o fenômeno.
  • 9. 9) Como a Kimberly vai mandar 300 funcionários trabalharem em casa

    9 /10(Divulgação)

    A fabricante resolveu investir em um modelo de home office e enviar boa parte da turma para trabalhar em casa depois de uma pesquisa que constatou que o tempo médio gasto por eles para ir e voltar de casa para o trabalho era de duas horas. O processo incluiu um trabalho de comunicação e pesquisa, treinamento de gestores, adaptação tecnológica e cuidados jurídicos.
  • 10. 10) Barcelona X Real Madrid: em 2011, a receita do catalão cresceu mais

    10 /10(David Ramos/Getty Images)

    Em 2011, a receita total do Barcelona cresceu 14% e atingiu 447,1 milhões de euros. O valor garante o segundo lugar entre os maiores faturamentos do futebol europeu. O líder ainda é o Real Madrid, com 480,2 milhões de euros – mas um crescimento de 9% em relação a 2010. O aumento da receita do Barcelona está diretamente ligado ao bom resultado em campo.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame