Exame Logo

As 10 notícias de negócios mais importantes da semana

Período foi recheado de balanços financeiros, aquisições e o esperado pedido de recuperação judicial da OGX

Daniela Barbosa

Publicado em 2 de novembro de 2013 às 06h12.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h25.

Nesta semana, o Tribunal de Justiça do Rio confirmou que a OGX entrou com pedido de recuperação judicial. A medida vem acabar com uma novela que já se arrastava pelo menos há um mês. Daqui para frente, a empresa entra num longo processo de reestruturação. A petroleira de Eike soma dívidas estimadas em cerca de 4 bilhões de dólares.

  • 2. OSX leva calote da OGX

    2 /11(Sergio Moraes/Reuters)

  • Um dia antes de entrar com pedido de recuperação judicial, a OGX, de Eike Batista, deu calote na irmã OSX.
    O estaleiro do grupo EBX anunciou, em fato relevante, que deve entrar na justiça para receber o dinheiro da petrolífera. As duas empresas foram fundadas por pelo ex-bilionário.


  • 3. Bloomin compra Outback no Brasil

    3 /11(Germano Lüders/EXAME.com)

  • A Bloomin' Brands, dona do Outback Steakhouse no mundo, comprou o controle das operações brasileira da rede de restaurante e passou a ter 90% de participação no negócio. Bloomin 'Brands figura como um das maiores companhia de casual dining do mundo. Além do Outback, a empresa é dona de marcas como Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar, Bonefish Grill, Carrabba’s Italian Grill e Roy’s.


  • 4. Pão de Açúcar demite mais um diretor

    4 /11(Marcos Issa/Bloomberg)

    Nesta semana, o grupo Pão de Açúcar demitiu mais um executivo de alto escalão da companhia. Dessa vez, quem deixou a empresa foi Paulo Gualtieri, diretor vice-presidente de desenvolvimento estratégico.

    Desde março, 18 executivos – sendo 12 diretores e 6 gerentes – saíram do grupo.

  • 5. Banco chinês compra BicBanco

    5 /11(Adriano Machado/Bloomberg)

  • 6. Grupo Abril investe em comércio eletrônico

    6 /11(Reprodução)

    Nesta semana, o grupo Abril anunciou sua primeira aquisição na área de comércio eletrônico. Trata-se do Meu Espelho, site que vende produtos de beleza criado pelas cariocas Bianca Latgé e Renata Merquior. Por meio de comunicado interno, a Abril informou que comprou 51% de participação na companhia - percentual que pode aumentar em 2014. Meu Espelho comercializa itens de marcas como Clinique, L'Occitane e a brasileira Dermage - entre outras.
  • 7. BB assume carteira do Cruzeiro do Sul

    7 /11(Adriano Machado/Bloomberg News)

    O Banco do Brasil é o novo administrador das carteiras de crédito consignado do banco Cruzeiro do Sul - liquidado em setembro do ano passado pelo Banco Central. O BB vai substituir a IMS Tech, que teve contrato cancelado após denúncias de favorecimento.

  • 8. Fundador da Azul diversifica operação

    8 /11(Divulgação)

    O fundador e presidente da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, lançou, nesta semana, a Vigzul, empresa de monitoramento inteligente para residências e pequenos varejos.
    Com 100 milhões de reais de aporte do fundo de private equity Peterson Partners, do qual Neeleman é investidor, a nova companhia, com sede em Campinas (SP), quer oferecer a famílias de classe média sistemas de monitoramento com tecnologia Wi-Fi a preços competitivos.

  • 9. Itaú lucra mais de R$ 4 bi

    9 /11(Wikimedia Commons)

    Nesta semana, diversas companhias do Brasil e do mundo divulgaram seus balanços financeiros referentes ao terceiro trimestre do ano. O banco Itaú registrou lucro líquido recorrente de mais de 4 bilhões de reais, acima dos 3,4 bilhões obtidos no ano anterior. Além do Itaú, Ambev, Embraer e Gerdau também divulgaram seus números por aqui.





  • 10. Nova Pontocom desiste do Comprafacil.com

    10 /11(Arquivo)

    A Nova Pontocom, companhia que reúne os sites de comércio eletrônico do Pontofrio, Casas Bahia e Extra, do Grupo Pão de Açúcar, teria desistido de comprar o site Comprafacil.com, do Grupo Hermes.
    A Nova Pontocom realizou até uma prévia de due diligence, que é uma espécie de levantamento sobre o negócio antes da assinatura do contrato.


  • 11. Agora, veja 13 empresas que vão investir alto no país

    11 /11(Dirk Weyhenmeyer)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame