Chefe do FMI renunciou e disputa por sucessor já aumenta (Emmanuel Dunand/AFP)
Diogo Max
Publicado em 19 de maio de 2011 às 21h04.
São Paulo - Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:
1 - Maioria das regiões brasileiras reduzem ritmo de crescimento. A economia brasileira está em momento de arrefecimento do ritmo de expansão da demanda por produtos e serviços e moderação no crescimento da produção. A avaliação é do Banco Central (BC).
2 - Toshiba compra suíça Landis+Gyr por US$2,3 bi. A Toshiba anunciou a compra da suíça Landis+Gyr em um acordo avaliado em 2,3 bilhões de dólares, incluindo dívida, na expectativa de ingressar no promissor mercado internacional de redes de energia inteligentes.
3 - Chefe do FMI renuncia e disputa por sucessor aumenta. Dominique Strauss-Kahn renunciou como diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), dizendo que precisa usar toda sua energia para defender-se das acusações de agressão sexual contra uma camareira de hotel.
4 - BlackRock aumenta participação na Embraer. A administradora de investimentos BlackRock comunicou ao mercado que, em janeiro, sua participação na Embraer alcançou, de forma agregada 20.802.120 ações ordinárias e 15.934.660 American Depositary Receipts, totalizando 36.736.780 ações ordinárias – o número representa 4,96% das ações ordinárias emitidas pela Embraer.
5 - Farmacêutica Takeda compra dona da Neosaldina por US$ 14 bilhões. Farmacêutica Takeda anunciou que vai comprar a rival suíça Nycomed por 14 bilhões de dólares. Parte desse valor, cerca de 8,5 bilhões de dólares, será financiado.
6 - Eike Batista e Oskar Metsavaht estão entre os 100 mais inovadores nos negócios. Os empresários Eike Batista, dono do grupo EBX, e o dono da grife Osklen, Oskar Metsavaht, estão entre as 100 personalidades mais inovadoras nos negócios, de acordo com a revista americana FastCompany. Eike está na 58ª posição, enquanto Metsavaht conquistou o 73º lugar.
7 - Inflação em 12 meses terá pico em agosto, diz Tombini. A taxa de inflação acumulada em 12 meses deve atingir seu pico em agosto, refletindo melhora no cenário de preços, disse hoje o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em entrevista concedida a jornalistas da imprensa estrangeira.
8 - Crise não afetou empresas de auditoria no Brasil, diz pesquisa. Não é à toa que as principais companhias de auditorias do mundo estão de olho no Brasil e querem cada vez mais fortalecer suas operações no país. Segundo a pesquisa realizada pelo IAB, o faturamento das principais companhia desse setor não foi abalado pela crise global e continuou a crescer no país na contramão do que aconteceu em outros mercados.
9 - Menos CEOs foram demitidos em 2010, diz pesquisa. As demissões de presidentes-executivos das 2.500 maiores empresas de capital aberto do mundo caíram para 11,6% no ano passado, enquanto em 2009 o valor era de 14,3%. A conclusão é da consultoria global Booz & Company.
10 - Cadastro Positivo deve impedir venda de dados do consumidor. O cadastro de bons pagadores, chamado de Cadastro Positivo, terá que passar por ajustes quando começar a ser operado no país, na avaliação do presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa de Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin.