Negócios

Aneel autoriza operação comercial de 4 usinas solares da Enel

As usinas, localizadas na Bahia, fazem parte de um complexo solar no qual foram investidos cerca de US$ 175 milhões

Usinas solares: tratam-se das primeiras usinas fotovoltaicas com outorgas do país a entrar em operação comercial (Sean Gallup/Getty Images)

Usinas solares: tratam-se das primeiras usinas fotovoltaicas com outorgas do país a entrar em operação comercial (Sean Gallup/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de junho de 2017 às 13h39.

São Paulo - A Enel Green Power, braço de energias renováveis do grupo italiano Enel, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial de quatro usinas solares na Bahia.

As usinas Lapa 2, Lapa 3, Bom Jesus da Lapa I e Bom Jesus da Lapa II possuem 30 megawatts (MW) de potência cada, totalizando 120 MW de capacidade instalada.

Em nota, a agência reguladora destacou que estas são as primeiras usinas fotovoltaicas com outorgas do País a entrar em operação comercial.

As operações iniciam cerca de um mês antes do previsto. A energia desses empreendimentos foi comercializada no 7º Leilão de Energia de Reserva, realizado em 2015, e a data de início de fornecimento estava programada para agosto.

As usinas fazem parte de um complexo solar da Enel que soma com capacidade instalada total de 158 MW e no qual foram investidos cerca de US$ 175 milhões.

A Aneel salientou que outros 500 MW provenientes de usinas fotovoltaicas estão previstos para entrarem em operação comercial ainda este ano. A própria Enel possui outras usinas que pretende concluir em 2017.

Os projetos Horizonte, de 103 MW, e Ituverava (254 MW), ambos na Bahia, e Nova Olinda, de 292 MW, no Piauí, estão em diferentes estágios de construção.

"A expectativa é que todas entrem em operação neste ano", disse ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) o presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli, no início deste mês.

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergiaEnergia solarUsinas

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame