Negócios

Aneel aprova aquisição de projetos de energia da Bertin pela MPX

Os projetos das térmicas MC2 Joinville e MC2 João Neiva, adquiridas em junho, têm autorização para instalar 680 MW em capacidade de geração

A transferência dos projetos corresponde à segunda saída do grupo Bertin de um projeto de energia em 2011 (Divulgação)

A transferência dos projetos corresponde à segunda saída do grupo Bertin de um projeto de energia em 2011 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2011 às 13h21.

São Paulo - A aquisição dos projetos termelétricos de gás natural da Bertin pela MPX Energia foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira. Os projetos das térmicas MC2 Joinville e MC2 João Neiva, adquiridas em junho, tem autorização para instalar 680 MW em capacidade de geração.

A MPX construirá as térmicas no complexo do Parnaíba, no interior do Maranhão, com investimentos de cerca de R$ 980 milhões. O gás natural para os empreendimentos será fornecido pelos blocos terrestres na região, operados pela OGX Maranhão.

"O complexo do Parnaíba será um importante pólo de geração de energia para o Brasil, já que temos 3.722 MW já licenciados", afirma o presidente da MPX, Eduardo Karrer, em comunicado. A entrada em operação dos empreendimentos está prevista para janeiro de 2013 e o processo de implantação das usinas começa nas "próximas semanas", de acordo com a MPX.

As usinas venderam energia para o mercado regulado no leilão A-5 realizado em 2008, por meio de contratos com duração de 15 anos para fornecimento de 450 MW médios. A receita fixa anual dos projetos é de R$ 393,5 milhões.

A transferência dos projetos corresponde à segunda saída do grupo Bertin de um projeto de energia em 2011. No início do ano, a Vale anunciou que vai assumir a fatia de 9% que a Gaia Energia, empresa do grupo Bertin, tinha no projeto da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPetróleoGás e combustíveisEnevaBertin

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo