Exame Logo

America Movil busca novos parceiros para comprar Telecom Italia

Após desistência da americana AT&T, empresa mexicana busca novos sócios para a empreitada

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A operadora mexicana de telefonia celular America Movil está procurando novos parceiros para continuar na disputa de uma fatia da Olimpia, holding que controla a Telecom Italia. A informação foi dada nesta quinta-feira (26/4) pelo executivo-chefe da America Movil, Daniel Hajj. "Começamos com a AT&T, mas agora estamos analisando qual é o melhor modo de se associar a outros parceiros", afirmou durante teleconferência com analistas. O perfil do potencial associado não está definido, podendo ser um banco ou algum outro tipo de investidor.

No início de abril, a americana AT&T e a America Movil anunciaram uma parceria para comprar, cada uma, um terço da Olimpia. A holding detém 18% das ações ordinárias da Telecom Italia. Tanto a America Movil, quanto a AT&T, ofereciam 2,82 euros por ação da companhia italiana. Cada empresa poderia desembolsar cerca de 3,5 bilhões de dólares. No dia 16, porém, o vice-presidente do conselho de administração da Telecom Italia, Carlo Buora, informou aos acionistas presentes à assembléia da empresa que a AT&T havia retirado sua oferta. No mesmo dia, a America Movil divulgou nota informando que continuava interessada na aquisição e analisaria "diferentes alternativas para o potencial investimento na Olimpia".

Veja também

Hoje, a France Telecom, uma das apontadas pelos especialistas como possível parceira da America Movil, tratou de desmentir os boatos. "Esta é uma operação fundamentalmente italiana, e não estamos interessados em participar", afirmou o diretor financeiro da companhia francesa, Grevais Pellissier, durante conferência com analistas.

Repercussões no Brasil

Para os analistas, o principal interesse dos mexicanos, ao adquirir o controle da Telecom Italia, é reforçar sua posição no mercado brasileiro de telefonia móvel, já que os italianos controlam atualmente a TIM. A America Movil já controla a Claro, terceira maior operadora de celulares do país. Entre março de 2006 e março de 2007, a Claro elevou sua participação no setor de 21,75% para 24,09%. Ao mesmo tempo, o mercado brasileiro passou de 89,408 milhões de aparelhos ativos para 102,152 milhões.

Já a TIM é a segunda maior do mercado, com 25,77% de participação em março. Doze meses antes, essa fatia era de 23,53%. Se o bilionário mexicano Carlos Slim, que controla a America Movil, for bem-sucedido na aquisição do controle da Telecom Italia, passaria a deter cerca de metade do mercado brasileiro de celulares, deixando a Vivo, atual líder, em um distante segundo lugar, com 28,42%.

Durante a teleconferência de hoje com analistas, porém, Hajj negou que o interesse da America Movil seja apenas assumir o controle da TIM. "Tratamos com a Pirelli de um acordo para entrar na Olimpia, e não há nada acertado sobre a TIM", afirmou, de acordo com a agência italiana de notícias Ansa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame