Exame Logo

Alibaba comprará UCWeb na maior fusão de Internet da China

Aquisição de empresa de navegador de Internet para dispositivos móveis eleva postas em sua batalha com as arquirrivais Tencent e Baidu

Alibaba: aquisições da Alibaba e afiliadas desde o começo de 2013 totalizam ao menos US$9,9 bi (Nelson Ching/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2014 às 11h53.

Pequim - A Alibaba vai adquirir integralmente a empresa de navegador de Internet para dispositivos móveis UCWeb na maior fusão da história do setor de Internet na China, elevando as apostas em sua batalha com as arquirrivais Tencent e Baidu.

A compra dos 30 por cento da UCWeb que a Alibaba ainda não detinha enfatiza a investida da companhia para fazer mais negócios em dispositivos móveis no maior mercado de smartphones do mundo.

Veja também

"Essa integração irá criar a maior fusão da história da Internet da China", disse a Alibaba em seu microblog, acrescentando que a operação será maior do que a aquisição de 1,9 bilhão de dólares do 91 Wireless pelo Baidu no ano passado. Isso avalia a compra de cerca de um terço da UCWeb em mais de 630 milhões de dólares, de acordo com cálculos da Reuters.

A compra também se soma à uma série de aquisições, incluindo a de uma fatia de 50 por cento no time de futebol mais bem-sucedido da China. Quando o acordo for concluído, a Alibaba, fundada por Jack Ma, terá desembolsado quase 6 bilhões de dólares desde o começo do ano.

"Jack Ma precisa fazer todo o possível para ampliar sua presença no espaço de dispositivos móveis", disse o diretor-gerente da RedTech Advisors em Xangai, Michael Clendenin.

As aquisições da Alibaba e suas afiliadas desde o começo de 2013 totalizam ao menos 9,9 bilhões de dólares, segundo cálculos da Reuters. O Baidu gastou mais de 2,4 bilhões de dólares em aquisições no mesmo período, enquanto a Tencent gastou mais de 1,9 bilhão de dólares.

A Alibaba e a UCWeb vão formar o UCWeb Mobile Business Group, responsável por navegadores de Internet, serviços de busca, serviços baseados em localização, plataforma de jogos em dispositivos móveis, distribuição de aplicativos e serviços de literatura móvel, disse a UCWeb em um comunicado.

Acompanhe tudo sobre:AlibabaEmpresasEmpresas chinesasFusões e AquisiçõesInternetInvestimentos de empresasJack Ma

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame