Airbus desenvolve motor de emissão zero movido a hidrogênio
Novo sistema de propulsão da empresa está sendo considerado como uma das possíveis soluções para equipar as aeronaves de emissão carbono-zero que entrarão em serviço em 2035
ZEROe: modelo será usado como aeronave de demonstração da Airbus para testar a estrutura do novo motor (Airbus/Reprodução)
Publicado em 30 de novembro de 2022, 19h15.
A Airbus informou nesta quarta-feira, 30, que está desenvolvendo um motor de célula de combustível movido a hidrogênio. O sistema de propulsão está sendo considerado como uma das possíveis soluções para equipar suas aeronaves de emissão carbono-zero que entrarão em serviço em 2035.
Em comunicado, a fabricante afirma que começará a testar em solo e voo a estrutura do motor de célula de combustível a bordo de sua aeronave de demonstração ZEROe em meados da década.
"Células de combustível são uma solução em potencial para nos ajudar a alcançar nossa ambição de emissão carbono zero e estamos focados em desenvolver e testar essa tecnologia para entender se é possível e viável para a entrada em serviço em 2035", disse em comunicado o vice-Presidente de Aeronaves de Emissão Carbono-Zero da Airbus, Glenn Llewellyn.
Em outubro de 2020, a Airbus criou a Aerostack, uma joint venture com a ElringKlinger, uma empresa com mais de 20 anos de experiência como fornecedora de componentes e sistemas de células de combustível. Em dezembro do mesmo ano, a Airbus apresentou seu conceito de cápsula, que incluía seis sistemas removíveis de propulsão por hélice com célula de combustível.
Mais lidas em Negócios
Últimas Notícias
Uber vai sair do Brasil? Empresa esclarece fala do ministro do Trabalho
Há menos de um minuto • 1 min de leituraConheça a Strive, uma aceleradora em busca de empreendedores fora de série — e com a terapia em dia
Há menos de um minuto • 1 min de leituraSem divórcio: como Renault e Nissan "equilibraram" uma aliança de 24 anos
Há menos de um minuto • 1 min de leituraDell demite 6,5 mil funcionários, cerca de 5% de sua força de trabalho
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais