Negócios

Acionista da Portugal Telecom apoia decisão sobre Vivo

Na semana passada, a Portugal Telecom anunciou que rejeitou a oferta de 5,7 bilhões de euros feita pela espanhola Telefónica

"Acreditamos que a Vivo tem um enorme potencial de crescimento", diz OnGoing (.)

"Acreditamos que a Vivo tem um enorme potencial de crescimento", diz OnGoing (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Lisboa - A Ongoing, um dos maiores acionistas da Portugal Telecom (PT), apoia a decisão do grupo português de telecomunicações em rejeitar vender a participação na Vivo.

"Acreditamos que a Vivo tem um enorme potencial de crescimento, lidera o maior mercado da América Latina e representa o futuro da Portugal Telecom", disse em comunicado a Ongoing, quinta maior acionista da empresa portuguesa com 6,74 por cento do capital.

"O Grupo Ongoing apoia a decisão de rejeitar a venda da Vivo", acrescentou.

Na semana passada, a Portugal Telecom anunciou que o seu Conselho de Administração rejeitou a oferta de 5,7 bilhões de euros feita pela espanhola Telefónica por sua posição na Vivo.

A Telefónica, que é o maior acionista da Portugal Telecom com 10 por cento do capital, quer pressionar o grupo português a permitir que seja a Assembleia Geral de Acionistas que decida se aceita a oferta por 50 por cento da Brasilcel, holding que controla a Vivo.

A Telefónica e a Portugal têm, cada uma, 50 por cento da Brasilcel.

"Somos um investidor qualificado da Portugal Telecom --somos o maior acionista não institucional-- e apostamos num projeto estratégico que tem um grande foco na língua portuguesa, com destaque para o mercado brasileiro, e no seu potencial de crescimento", reforçou a Ongoing.

Na segunda-feira, em Madri, o primeiro-ministro português, José Sócrates, salientou que Portugal tem um interesse estratégico em evitar uma redução do alcance global da Portugal Telecom, o que ocorreria caso vendesse a posição na Vivo.

O Estado português tem uma "golden share" na Portugal Telecom, que lhe dá direito de veto em decisões estratégicas.

O Grupo Espírito Santo é o segundo maior acionista da Portugal Telecom com 7,99 por cento, a Brandes Investments Partners é o terceiro maior com 7,89 por cento e a estatal Caixa Geral de Depósitos é o quarto com 7,30 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasServiçosVivo3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularFusões e Aquisições

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo