Exame Logo

6 negócios que mostram o lado empresário de George Lucas

Conhecido por dirigir e criar filmes de sucesso, como Star Wars, Lucas mostra que, além de um grande cineasta, é um empreendedor de mão cheia

O lado lucrativo da Força (Ultron32/Creative Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 18h48.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h29.

São Paulo - Famoso pela saga Star Wars, que rendeu milhões de dólares nas principais bilheterias mundiais, o cineasta George Lucas anunciou esta semana a compra de uma fatia da maior rede de cafeterias do mundo, a Starbucks . Essa não é a primeira vez que o nome do cineasta é relacionado à grandes empresas. Em outubro de 2012, Lucas vendeu a produtora Lucasfilm para The Walt Disney Company , por 4,05 bilhões de dólares.

Conheça as companhias de prestígio em que o diretor investiu.
  • 2. 1) Starbucks

    2 /7(marcopako/Creative Commons)

  • Veja também

    De acordo com notícia publicada pelo site Bloomberg , Lucas adquiriu cerca de 10 milhões de dólares em ações da cafeteria nesta semana.

    O negócio foi anunciado pela esposa do cineasta, Mellody Hobson, a qual compõe o membro de diretores da Starbucks.
  • 3. 3) Lucasfilm

    3 /7(anneheathen/Creative Commons)

  • A produtora de filmes e efeitos especiais , situada em São Francisco, na Califórnia, foi inaugurada em 1971 pelo cineasta.

    Ficou conhecida por ter produzido longas como Indiana Jones, Loucuras de Verão e, claro, Star Wars. Também foi responsável pelos efeitos especiais da saga Crepúsculo e Jogos Vorazes.

    Em outubro de 2012, porém, George Lucas anunciou a venda da produtora para The Walt Disney Company, por 4,05 bilhões de dólares.
  • 4. 4) Industrial Light & Magic

    4 /7(Scott Beale/Creative Commons)

    Fundada em 1975, a Industrial Light & Magic é uma subdivisão da Lucasfilm. Ficou conhecida após criar efeitos especiais a partir de uma câmera assistida por computador chamada "Dykstraflex", utilizada em grande parte das sequências de luta de Star Wars.

    Atualmente, é uma das maiores e mais respeitadas produtoras de efeitos especiais do mundo cinematográfico.
  • 5. 5) Skywalker sound

    5 /7(Teymur Madjderey/Creative Commons)

    George Lucas e Gary Kurtz (produtor de cinema) procuravam uma mente jovem e criativa, para elaborar uma trilha sonora que casasse com o revolucionário filme de ficção científica Star Wars. Em 1975 contrataram o então recém-formado pela USC School of Cinema-Television, Ben Burtt, e inauguraram a Skywalker sound .

    Atualmente, a empresa é uma das maiores do ramo e está localizada na fazenda Skywalker, no estado da Califórnia.
  • 6. 6) LucasArts

    6 /7(Chris Makarsky/Creative Commons)

    Sempre atento ao mercado e de olho em outras áreas do entretenimento, o cineasta lançou, em 1982, a empresa LucasArts , voltada ao desenvolvimento e publicação de jogos para videogames.

    A companhia era a responsável pela criação de games da produtora Lucasfilms, como, por exemplo, Ballblazer e Rescue on Fractalus!

    No primeiro semestre de 2013, o setor de desenvolvimento da LucasArts encerrou suas atividades após a produtora Lucasfilms ter sido vendida para Disney.
  • 7. Veja agora

    7 /7(Steve Bonini/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoArteBebidasCafeteriasCinemaEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasEntretenimentoFast foodStarbucksVendas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame