Exame Logo

10 importantes notícias de negócios da semana

Vale, Natura e Pão de Açúcar; veja outras empresas que também estiveram envolvidas nos principais negócios da semana

MMX desiste do Chile (AGNEWS)

Daniela Barbosa

Publicado em 16 de março de 2013 às 07h12.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h42.

A MMX , empresa de mineração do bilionário Eike Batista, informou nesta semana que desistiu de um projeto de investimentos no Chile, por considerá-lo agora menos atraente em termos de retorno financeiro. A desistência de projeto implica baixa contábil 224 milhões de reais no balanço de 2012.
  • 2. Vale e a Argentina

    2 /10(Divulgação)

  • No início dessa semana, a Vale suspendeu o projeto Rio Colorado, na Argentina, e com a medida pelo menos 6.800 trabalhadores correm o risco de perder seus empregos. A mineradora comunicou ao governo argentino que "no contexto macroeconômico atual, os fundamentos econômicos do projeto não estão alinhados com o compromisso da Vale e com a disciplina na alocação de capital e criação de valor". Por meio de comunicado, a minerado disse também que no caso de retomada do empreendimento os atuais funcionários terão preferência no projeto.


  • 3. GOL recebe multa milionária

    3 /10(REUTERS/Nacho Doce)

  • Nesta semana, A Gol foi condenada na Justiça do Trabalho a pagar uma multa de 1 milhão de reais referente a dano moral coletivo pelas demissões na Webjet. Pela decisão, a Gol também deverá reintegrar os cerca de 1.000 funcionários demitidos da Webjet com risco de multa diária por trabalhador.
    A companhia aérea disse que vai recorrer.

  • 4. Caoa não desistiu do BVA

    4 /10(JULIO BITTENCOURT/Agência O Globo)

    Na terça-feira, a Caoa informou, por meio de nota, que formalizou uma proposta de compra do banco BVA. Pela oferta feita pela companhia, todos os credores do banco vão precisar aceitar um deságio de 65% dos depósitos detidos. Nesta semana também, o grupo anunciou a contratação de Antonio Maciel Neto para ser seu novo presidente executivo.

  • 5. Natura e Marisa mudam estratégia

    5 /10(Wikimedia Commons/ Junius/Wikimedia Commons)

    A Natura e a Marisa anunciaram, nesta semana, novas estratégias que devem potencializar os seus negócios. A Natura, famosa no segmento de vendas diretas, planeja abrir lojas físicas em diferentes cidades brasileiras. Na contramão, a Marisa vai começar a vender porta-a-porta.

  • 6. Água de Cheiro tem novo sócio

    6 /10(Divulgação)

    Os rumores de que a Água de Cheiro estava à procura de um sócio foram confirmados nesta semana. Isso porque, um grupo de investidores brasileiros e americanos, o Brasil Beauté, vai assumir a gestão da rede de perfumaria e pode também deter uma participação majoritária no negócio. Em abril do ano passado, a revista EXAME já havia antecipado o interesse da rede em um sócio estrangeiro. Na ocasião, Henrique Alves Pinto, dono da rede, chegou a declarar que o modelo ainda não estava definido e que poderia vender de 1% a 100% da empresa. "Se vier um sócio bacana oferecendo uma proposta legal, eu fecho”, disse ele à revista.

  • 7. Gafisa ressuscita Tenda

    7 /10(Alexandre Battibugli/Exame)

    A Gafisa anunciou seus resultados financeiros referentes ao ano de 2012 nesta semana e junto com os números, a construtora revelou também que vai retomar as vendas da marca Tenda - destinada ao público de baixa renda. No ano, o grupo planeja entregar entre 13.500 e 17.500 unidades em 2013, das quais 27% serão entregues pela Gafisa, 46% pelo segmento Tenda e os 27% restante pelo segmento Alphaville.

  • 8. Ex-Oi vai para CVC

    8 /10(MARCELO CORREA)

    Luiz Eduardo Falco, ex-presidente da Oi, assumiu na última segunda-feira a presidência da operadora de viagens CVC, adquirida pelo fundo americano Carlyle em 2009. Em entrevista exclusiva para EXAME.com, o executivo afirmou que pretende explorar o mercado de forma integral, com energias concentradas nos próximos eventos de Copa do Mundo e Olimpíadas.

  • 9. Audi quer voltar a produzir no Brasil

    9 /10(Divulgação)

    A Audi estuda voltar a produzir carros no mercado brasileiro e o modelo escolhido pode ser o A3, nas versões hatch e sedan. A produção pode começar a partir do próximo ano e depende de um estudo de viabilidade. A ideia da montadora é utilizar a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, local onde a Audi já fabricou a primeira geração do A3 - durante os anos de 1999 e 2005.

  • 10. Agora, veja 10 empresas que<br>mais lucram com as guerras

    10 /10(Getty Images)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame