Mundo

Washington evacua edifícios após terremoto

Capitólio e a Casa Branca tiveram que ser esvaziados após o tremor; ilha onde Obama passa férias também foi atingida

Helicóptero voa perto de monumento em Washington, procurando por rachaduras causadas pelo tremor  (Chip Somodevilla/Getty Images)

Helicóptero voa perto de monumento em Washington, procurando por rachaduras causadas pelo tremor (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2011 às 18h25.

Washington - O terremoto de 5,9 graus na escala Richter que atingiu nesta terça-feira Washington obrigou a evacuação dos edifícios públicos da capital, sem que até o momento se tenha informado sobre vítimas mortais ou feridos.

Os edifícios públicos, incluindo o Capitólio e museus, foram evacuados e fechados temporariamente enquanto se examinam se eles se encontram em perfeitas condições. "Eles continuarão fechados pelo tempo que for necessário", indicaram fontes policiais à Agência Efe.

A Prefeitura de Washington foi isolada, assim como evacuaram a Casa Branca e suas imediações, inclusive turistas da praça de Lafayette.

O Pentágono também foi evacuado temporariamente, embora os funcionários já voltaram a seus escritórios, segundo confirmou à Efe um porta-voz do Departamento de Defesa.

O terremoto, cuja intensidade havia sido calculada inicialmente em 5,8 graus Richter, ocorreu às 13h51 do horário local (14h51 de Brasília), a uma profundidade de 6 quilômetros.

O epicentro foi situado a 15 quilômetros ao sul da cidade de Mineral (Virgínia) e a 54 quilômetros a noroeste da capital do estado, Richmond.

O terremoto também foi percebido na Carolina do Norte e em Washington DC, a capital do país, onde os funcionários de edifícios oficiais como o Capitólio e a Casa Branca foram retirados.

Os funcionários do Pentágono, cujas instalações se encontram nos arredores de Washington, no estado da Virgínia, também foram orientados a deixar o prédio.

Segundo confirmou a Casa Branca, o terremoto também foi sentido em Martha's Vineyard, em Massachusetts (EUA), onde o presidente americano, Barack Obama, está passando suas férias.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)Países ricosTerremotos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru