Mundo

Vulcão entra em erupção e lança cinzas de 3 km de altura

Especialista indicou que autoridades deverão elevar em um grau alerta na ilha de Sangiang, onde se encontra esse vulcão de duas crateras


	Monte Sangiang: região estava em alerta desde junho do ano passado
 (Jack-z/Wikimedia Commons)

Monte Sangiang: região estava em alerta desde junho do ano passado (Jack-z/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2014 às 10h14.

Bangcoc - O vulcão Sangiang, situado no sudeste da Indonésia, entrou em erupção nesta sexta-feira e lançou uma coluna de cinzas de até três quilômetros de altura, segundo o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos, que não apresentou informações sobre possíveis vítimas.

Segundo a emissora de rádio "Elshinta", o diretor do centro, identificado como Hendrasto, declarou que a erupção ocorreu após o registro de um terremoto de 5,4 graus de magnitude na escala aberta de Richter.

O especialista indicou que as autoridades deverão elevar em um grau o alerta na ilha de Sangiang, onde se encontra esse vulcão de duas crateras, uma de 1.949 metros e outra de 1.795.

A região estava em alerta desde junho do ano passado, quando foi observado um aumento da atividade do vulcão situado na ilha de mesmo nome, que, por sinal, possui uma superfície de 215 quilômetros quadrados e pertencente ao arquipélago das ilhas menores da Sonda, ou Nusa Tenggara.

A Indonésia se situa sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIndonésiaVulcões

Mais de Mundo

Deixem o canal': panamenhos protestam contra Trump em frente à embaixada dos EUA

Congresso do Peru investiga escândalo por suposta rede de prostituição internacional

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados