Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 06/02
A OMS declarou o Zika vírus como uma emergência global e novas pesquisas aumentaram ainda mais o clima de tensão em torno da doença. Veja na galeria
Vanessa Barbosa
Publicado em 6 de fevereiro de 2016 às 06h20.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h20.
São Paulo - A palavra só tem quatro letras, mas apavora o mundo. Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde ( OMS ) declarou o Zika como uma emergência global de saúde e anunciou uma concentração de atenção e recursos para combater o vírus, que já se encontra em mais de 30 países no mundo. Novas pesquisas divulgadas nesta semana aumentaram ainda mais o clima de tensão em torno da doença. Nos Estados Unidos, as autoridades sanitárias confirmaram o primeiro caso autóctone de zika vírus no país e também o primeiro por transmissão sexual. E na sexta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que detectou a presença do Zika vírus ativo em amostras de saliva e urina, mas os pesquisadores ressaltaram que ainda não foi comprovada a transmissão do vírus por esses meios. O zica vírus é apontado como a causa mais provável para o aumento de casos de microcefalia no Brasil, uma malformação no cérebro que pode ocasionar comprometimento cognitivo e motor. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 4 milhões de pessoas podem ser contaminadas apenas nas Américas ainda neste ano. Clique nas imagens e veja outros fatos que marcaram a semana.
Crianças usam máscaras durante uma aula de matemática na escola Yuri Gagarin, na cidade de Divnogorsk, na Sibéria, Rússia. As autoridades regionais instruíram funcionários da creche e instituições educacionais a usar máscaras de proteção contra a propagação da gripe suína, epidemia que já causou a morte de mais de 100 pessoas na região.
A Grécia viveu na quinta-feira a primeira greve geral do ano contra a reforma de pensões que deixou uma imagem totalmente diferente das registradas em convocações anteriores, pois os pequenos comércios, os taxistas e o transporte paralisaram a atividade na maioria das cidades do país.
O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, presidiu uma reunião de alto nível dedicada à corrupção e ao abuso de poder entre os dirigentes do partido único, nesta semana. E olha que o país está no topo do ranking dos mais corruptos do mundo!
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comemorou na quarta-feira a assinatura do acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP) e disse que este tratado daria ao país uma vantagem sobre outras economias líderes, especialmente sobre a China.
O Aeroporto Internacional de Dubai foi o primeiro do mundo em número de passageiros em 2015, após registrar um tráfego de mais de 78 milhões de pessoas, informou nesta semana a companhia Dubai Airports.
Pelo menos uma pessoa morreu nesta sexta-feira em Nova York e outras três ficaram feridas após a queda de um guindaste, informaram fontes dos bombeiros locais.
O governo dinamarquês emitiu nesta sexta-feira uma circular para regular a entrada em vigor da controvertida reforma da lei de asilo na Dinamarca, que permite à polícia confiscar os bens de refugiados e outras pessoas que solicitarem asilo no país.
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, falou a repórteres nesta sexta-feira da embaixada do Equador em Londres por meio de uma vídeo conferência após uma comissão da ONU dizer que ele deve ter permissão de sair livremente e que deve ser indenizado. "Nós tivemos hoje uma vitória realmente significativa que trouxe um sorriso ao meu rosto", disse Assange.
Pelo menos 200 milhões de meninas e mulheres que vivem atualmente em 30 países sofreram mutilação genital, segundo um relatório apresentado na quinta-feira pela Unicef. O número aumenta em cerca de 70 milhões os últimos cálculos divulgados em 2014 por contar com mais dados de países onde a prática é muito comum, como a Indonésia, e por causa do crescimento da população em alguns lugares.
Pelo menos 4.680 morreram durante o mês de janeiro na Síria, um número ligeiramente superior ao de dezembro, quando foram registradas 4.633 mortes, informou nesta semana o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Nem um pouco intimidadas pelas agressões sexuais atribuídas a imigrantes na véspera de Ano Novo, as mulheres alemãs da cidade de Colônia deram início aos seis dias do Carnaval local na quinta-feira com roupas de palhaço e perucas brilhantes – mas também contaram com um reforço incomum na segurança de cerca de dois mil policiais.
Diante do impasse entre o governo de Bashar Assad e a oposição, a ONU anunciou na quarta-feira a suspensão das negociações de paz sobre o conflito na Síria. O diálogo vai ser retomado a partir do dia 25 de fevereiro.
Millhares de pessoas na China enfrentaram estações de trens, ônibus e rodovias lotadas nesta semana na volta para suas cidades de origem para festejar o Ano Novo Chinês, que começa dia 8 de fevereiro, sob o sígno do macaco.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, advertiu na quinta-feira que se prepara para impedir, "por bem, ou por mal", que a oposição tome o poder, no momento em que o Parlamento de maioria opositora busca adotar um mecanismo para encurtar seu mandato.
Mais lidas
Mais de Mundo
RFK Jr promete reformular FDA e sinaliza confronto com a indústria farmacêuticaTrump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de SaúdeCristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupçãoJustiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal