UE nega preparativos para ajudar Espanha
Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que a União Europeia não se prepara para oferecer ajuda financeira à Espanha, negando especulações da imprensa alemã de que o país pode solicitar ajuda do fundo de resgate de 750 bilhões de euros, que os países da União Europeia e o Fundo Monetário […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.
Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que a União Europeia não se prepara para oferecer ajuda financeira à Espanha, negando especulações da imprensa alemã de que o país pode solicitar ajuda do fundo de resgate de 750 bilhões de euros, que os países da União Europeia e o Fundo Monetário Internacional formaram para ajudar nações da zona do euro à beira do default. Não há "plano específico para a Espanha", declarou.
Pouco antes, o ministro de finanças da Alemanha, Michael Offer, negou que a Espanha tenha sido um dos temas da teleconferência entre ministros de finanças de países do G-7 (grupo das sete principais nações industrializadas) realizada nesta segunda-feira. Segundo Offer, a teleconferência foi um preparativo para a reunião do G-20 no final de junho em Toronto.
No começo do dia, o vice-ministro das Finanças, Carlos Ocaña, havia negado as especulações. "A Espanha não está em negociação com nenhuma instituição europeia para obter financiamento", declarou.