UE financiará conexão para cidades sem cobertura de internet
O compromisso político precisará ser acompanhado de um acordo técnico, que especificará como os recursos do orçamento da UE deverão ser utilizados
Reuters
Publicado em 29 de maio de 2017 às 20h08.
Bruxelas - Instituições da União Europeia concordaram nesta segunda-feira em disponibilizar 120 milhões de euros para instalar conexões gratuitas de Internet, até 2020, em até 8.000 municípios da UE em áreas sem cobertura de Internet.
A iniciativa será financiada pelo orçamento da UE, de 1 trilhão de euros, que vai de 2014 a 2020. Cidades interessadas terão que se candidatar para receber financiamento.
As três instituições da UE - o conselho de governos, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia - decidiram que os fundos para a iniciativa de conexão sem fio (WiFi) livre acontece após uma revisão limitada do orçamento de sete anos do bloco europeu.
O compromisso político feito nesta segunda-feira precisará ser acompanhado de um acordo técnico, que especificará como os recursos do orçamento da UE devem ser utilizados para financiar o novo projeto.
O orçamento da UE não pode ser aumentado, mas fundos podem ser parcialmente redirecionados.
Novos recursos também podem vir de receitas não recorrentes, como multas aplicadas a companhias.