Mundo

Ucrânia pede envio de missão de paz para o leste do país

Para ser concretizada a organização da missão de paz, os cinco países, incluindo a Rússia, que compõem Conselho de Segurança da ONU, deverão aprovar a medida


	Conselho de Segurança: pedidos preliminares para a missão foram submetidos ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon
 (Kena Betancur/AFP)

Conselho de Segurança: pedidos preliminares para a missão foram submetidos ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (Kena Betancur/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2015 às 13h12.

Kiev - A Ucrânia informou que entregou um pedido formal à Organização das Nações Unidas (ONU) para o envio de uma missão de paz na região leste do país, onde está em vigor um cessar-fogo entre forças do governo de separatistas pró-Rússia.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Yevhen Perebiynis, disse nesta sexta-feira que o tamanho e a finalidade da missão serão definidos em consultas à ONU.

A missão precisará do apoio dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, embora a Rússia, que é um desses cinco países, deva se opor à medida.

Perebiynis disse que pedidos preliminares para a missão foram submetidos ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e que outro deve ser feito depois de o Parlamento ucraniano aprovar a proposta.

Mais de 6 mil pessoas foram mortas no leste ucraniano desde o início dos problemas na região, em abril de 2014. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia