Mundo

Turquia bloqueia Wikipedia e tenta mudar conteúdos

A autoridade turca bloqueou o acesso à enciclopédia virtual por considerar que em alguns artigos assinalavam que o país apoia o EI

Wikipedia: a Fundação Wikimedia recorreu da ordem judicial, mas ontem um tribunal de Ancara rejeitou o recurso (Lionel Bonaventure/AFP)

Wikipedia: a Fundação Wikimedia recorreu da ordem judicial, mas ontem um tribunal de Ancara rejeitou o recurso (Lionel Bonaventure/AFP)

E

EFE

Publicado em 6 de maio de 2017 às 09h43.

Istambul - O ministro de Comunicação turco, Ahmet Arslan, afirmou neste sábado que a Turquia enviou "informação correta" à fundação responsável pela enciclopédia virtual Wikipedia e que mantém "aberto este canal", mesmo depois da decisão judicial que bloqueia o acesso ao site na Turquia.

"Enviámos a Wikipedia a documentação que explica corretamente a informação referida em seu conteúdo, mas não a publicaram. Falámos, mas eles não deram passo algum. Após a decisão judicial (de bloqueio), este canal continua aberto. Veremos o que fazem", disse o ministro ao jornal "Sabah".

A Autoridade de Telecomunicações da Turquia (BTK) bloqueou o acesso à enciclopédia virtual, em todos os idiomas, há uma semana, por considerar que em alguns artigos assinalavam que o país apoia o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Arslan admitiu que a filosofia da Wikipedia não prevê controlar os conteúdos, que qualquer cidadão pode criar, editar e modificar, mas afirmou que "a liberdade de expressão tem limites".

A Fundação Wikimedia recorreu da ordem judicial, mas ontem um tribunal de Ancara rejeitou o recurso.

No passado, a Turquia bloqueou o acesso a plataformas como Youtube e Twitter, mas vários cidadãos conseguem driblar a proibição com programas que destravam os sites com mudanças simples de códigos.

Com uma alteração dessas, já é possível acessar à Wikipédia em inglês e turco, mas as demais versões continuam fora do ar.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoTurquiaWikipedia

Mais de Mundo

União Europeia repreende sete países por desrespeito às regras financeiras do bloco

Argentina faz acordo com El Salvador para ter modelo de segurança acusado de violar direitos humanos

Acordo entre Rússia e Coreia do Norte prevê assistência mútua em caso de 'agressão', afirma Putin

Suécia faz acordo de defesa com EUA que possibilitará envio de armas nucleares

Mais na Exame